Vida saudável e ações sociais: confira as atividades realizadas pelo Grupo Sesc Maturidade Ativa de Carazinho
Palestra sobre envelhecimento e mobilidade urbana e oficina de reciclagem marcaram a programação do grupoO grupo Sesc Maturidade Ativa de Carazinho participou de duas importantes atividades no mês de abril. No dia 16, o grupo recebeu a palestra “Envelhecimento e Mobilidade Urbana”, com o Dr. em filosofia Nadir Antônio Pichler. Na oportunidade, a pauta foram dicas e reflexões sobre um envelhecimento saudável e a consciência da necessidade de novos hábitos nessa etapa da vida. Pichler é professor e pesquisador da Universidade de Passo Fundo e docente do Programa de Pós-Graduação do Envelhecimento Humano da UPF.
Já no dia 30 de abril, o grupo participou de uma palestra com Maria Luisa Camozzato, de Passo Fundo, idealizadora do projeto Brasil Sem Frestas. O projeto visa a reciclagem de caixas de leite e seu uso no revestimento de casas de madeira precárias para combater a entrada de chuva e de um frio intenso. Os idosos também participaram de uma oficina sobre como montar as chapas com caixas de leite e a maneira de revestir as paredes. Com esse conhecimento, o próximo passo é revestir uma casa em Carazinho ainda neste ano.
Localizado no Centro da Cidade, o Sesc Carazinho fica na Av. Flores da Cunha, 1224. A estrutura conta com Teatro, Consultório Odontológico, Academia, Cafeteria e Espaço Saber e Lazer (Biblioteca, acesso à Internet e Sesc Games, com jogos recreativos e eletrônicos). A Unidade desenvolve ações de cultura, esporte, lazer e turismo, Programas Sesc Maturidade Ativa e Sorrindo para o Futuro. Também possui uma Escola Sesc de Educação Infantil, que está localizada junto ao prédio do Sindicato dos Empregados do Comércio (Rua Alexandre da Motta, 540 – 2º andar). Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (54) 3331-2451, no site www.sesc-rs.com.br/carazinho e na página www.facebook.com/sesccarazinho.
Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o Programa Sesc Maturidade Ativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.