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Cia Teatrofídico comemora 15 anos com apresentações no Festival Palco Giratório Sesc/POA

Espetáculos “Cabaré Veneno”, no dia 16, e “Cadarço de Sapato ou Ninguém está acima da Redenção”, no dia 18, têm ingressos com valores entre R$ 10 e R$ 20
Foto: Andrea Cocolichio “Cadarço de Sapato ou Ninguém está acima da Redenção”

Os 15 anos da Cia Teatrofídico é comemorado com apresentações dos espetáculos “Cabaré Veneno” e “Cadarço de Sapato ou Ninguém está acima da Redenção” no 13º Festival Palco Giratório Sesc/POA. No dia 16 de maio, às 22h, será apresentado “Cabaré Veneno”, e no dia 18 será a vez do público conferir “Cadarço de Sapato ou Ninguém está acima da Redenção”, às 19h,  ambos na Sala Álvaro Moreyra. Os ingressos têm valores entre R$ 10 e R$ 20 e podem ser obtidos nas Unidades Sesc ou pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

Sobre a Cia. Teatrofídico: Fundada em 2003, a Cia. realiza suas atividades permanentemente tendo por objetivo o aprimoramento de sua linguagem cênica e de seus integrantes e a construção de uma consciência coletiva e de transformação social e individual. Seu primeiro trabalho foi JOGOS NA HORA DA SESTA de Roma Mahieu, texto importante e emblemático que deu ao grupo consistência ideológica e artística tendo sido inclusive indicado ao Troféu Açorianos( Prêmio concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre) para melhor ator – Renato Del Campão e ganho na categoria melhor iluminação – Eduardo Kraemer. No início de 2005 o grupo entrou para o Projeto Usina das Artes, que dividiu o Centro Cultural Usina do Gasômetro em 08 espaços para grupos de pesquisa, proporcionando com isso um “território cultural” primeiramente na sala 302, depois na sala 400 do referido centro. Este fato é de vital importância: ter um espaço de pesquisa e apresentação de espetáculos é fundamental para a sobrevivência de uma companhia. Em 2018 o grupo completa 15 anos de atividades sendo 10 deles no Projeto Usina das Artes(2005/2015).

Cabaré Veneno: Em forma de Teatro de Revista, o Cabaré Veneno é uma comemoração, uma festa e uma ode á alegria. Os integrantes da Cia Teatrofídico são frequentadores deste espaço atemporal, onde rememoram situações e reveem a trajetória de 15 anos do grupo. Música, canto, teatro, e muita ousadia em forma de récita. O público é convidado o tempo todo a participar de forma espontânea neste happening performático. Diversos autores que o grupo já trabalhou serão homenageados: Caio Fernando Abreu, Tennessee Wiliams, Nelson Rodrigues, Luis Buñuel, Roberto Athayde, Fernando Pessoa, Clarice Lispector entre outros tais como Sade, Kant, André Gide, Paulo Francis e Truman Capote.

O espetáculo criado especialmente para esta ocasião mostra um grupo de artistas se preparando para mais uma noite de arte e libertinagem. O público é recebido com música e bebidas num clima de nostalgia e sensualidade. Porém uma ameaça ronda a noite e transforma o lúdico em protesto, com momentos de lirismo, poesia, dramaticidade, comédia e enfrentamento.

Cadarço de Sapato ou Ninguém está acima da Redenção: Livremente inspirado na dramaturgia da inglesa Sarah Kane, o espetáculo da Cia Teatrofídico propõe um diálogo fragmentado e confessional, onde seres perdidos tateiam em direção à luz. Amor, desespero, morte, ânsia, violência e uma certa dose de tristeza. Buscando uma atuação performática os atores não revelam “personagens” mas sim situações e sentimentos num jogo de desconstrução e anticlímax.

O processo de criação teve como ponto de partida a leitura da obra publicada da autora e consequente pesquisa bibliográfica. Nesta fase elencou-se assuntos convergentes tais como depressão, suicídio, amores não correspondidos, influência familiar,movimentos artísticos, etc. e á partir desta gama de interesses foi-se criando um mosaico teórico que deu substância para iniciar os ensaios.Também foi importante para a elaboração do roteiro do espetáculo a intenção de escrever relatos e cenas de autoria própria.Então depois de iniciada a parte prática da criação estivemos sempre alternando a inspiração da obra de Sarah Kane com nossa própria dramaturgia.Como resultado construímos um espetáculo híbrido de intenções que mesclam universos e dialogam com o contemporâneo.