. .

CineSesc discute a dura realidade da fome no sertão nordestino

Documentário “Garapa”, de José Padilha, será exibido em Alegrete, no dia 21 de abril, e tem entrada gratuita

Conhecido por clássicos do cinema nacional, como “Tropa de Elite”, e sucessos de público e crítica, como a série da Netflix “Narcos”, José Padilha iniciou sua carreira como documentarista. O Projeto CineSesc traz a Alegrete uma das obras do diretor ligada ao gênero. O filme “Garapa” retrata a realidade da fome que castiga o sertão nordestino. A exibição é gratuita neste sábado, dia 21 de abril, às 17h, no Ponto de Cultura (Rua Barros Cassal, 2160). Escolas podem realizar o agendamento prévio no Sesc local – mínimo 20 pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3422-2129, no site www.sesc-rs.com.br/alegrete e na página www.facebook.com/sescalegreters.

Lançado em 2009, logo após o estrondoso sucesso do primeiro “Tropa de Elite”, o documentário vai ao encontro da típica característica de Padilha de destacar um tema social importante. Neste, a fome é o elemento central do registro. O título do documentário remete ao caldo da cana-de-açúcar que se torna, durante muito tempo, a principal refeição de adultos e crianças da região. A câmera de Padilha nos apresenta a esse drama a partir do ponto mais crítico: os corpos das crianças. Nus, magros mas barrigudos, andam de um lado para o outro e rolam no chão enquanto a equipe os filma. Marca do diretor, ele lança no rosto do expectador a inconveniência de uma verdade incômoda.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

CineSesc – Alegrete

Local: Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete (Rua Barros Cassal, 2160)
Horário: 17h
Entrada franca

21/04 – Sábado
Filme: “Garapa”
Brasil (2009) – Documentário – José Padilha
Duração: 110 min
Classificação etária: 10 anos

28/04 – Sábado
Filme: “A festa da menina morta”
Brasil (2009) – Drama – Matheus Nachtergaele
Duração: 115 min
Classificação etária: 18 anos

Realização: Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete