. .

Música e história: CineSesc exibe “Uma noite em 67” neste sábado (14/04)

Documentário resgata a histórica noite da final do 3º Festival da Música Popular Brasileira, em 1967

Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Jair Rodrigues e Elis Regina. Nomes consagrados da MPB que possuem, entre tantos, um ponto em comum em suas carreiras: o momento que os projetou nacionalmente. Ou melhor: o III Festival da Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record, em outubro de 1967. Este é o tema do documentário “Uma noite em 67”, a atração do dia 14 de abril no projeto CineSesc em Alegrete. A exibição é gratuita e inicia às 17h, no Ponto de Cultura (Rua Barros Cassal, 2160). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3422-2129, no site www.sesc-rs.com.br/alegrete e na página www.facebook.com/sescalegreters.

Lançado em 2010, o documentário dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil comenta sobre a noite de 21 de outubro de 1967, quando aconteceu a final do Festival. Na ocasião, 12 canções haviam sido selecionadas para disputarem a grande final. Músicas que se tornaram símbolos da sociedade da época, assim como artistas até então não tão conhecidos se tornaram “heróis nacionais”. A obra resgata este episódio que consolidou um estilo musical no Brasil e abriu espaço para músicas com temáticas políticas e sociais, que refletiam a sociedade da época, que vivia sob um governo militar.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

CineSesc – Alegrete

Local: Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete (Rua Barros Cassal, 2160)
Horário: 17h
Entrada franca

14/04
Filme: “Uma noite em 67”
Brasil (2010) – Documentário – Renato Terra e Ricardo Calil
Duração: 85 min
Classificação etária: Livre

21/04
Filme: “Garapa”
Brasil (2009) – Documentário – José Padilha
Duração: 110 min
Classificação etária: 10 anos

28/04
Filme: “A festa da menina morta”
Brasil (2009) – Drama – Matheus Nachtergaele
Duração: 115 min
Classificação etária: 18 anos

Realização: Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete