Virada Sustentável – Porto Alegre
Virada Sustentável - Porto Alegre
Data: 07/04/2018
Local: Parque da Redenção
9h às 13h
– Sesc Saúde com testes e orientações no Ecoponto da Redenção, junto ao Espelho D’água
9h e 14h
– Ecotrilha autoguiada no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220). Sinopse: O mapa da trilha estará disponível na recepção do hotel, dentro do complexo. Todas as atividades são gratuitas e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de senha na recepção. Serão 30 vagas por turno.
9h às 18h
– Brinquedos Infláveis Sesc com camas elásticas, mesas de ping pong, mesas de fla flu, tombo legal, orbital, slackline e brinquedos plásticos com monitoria e direcionados a crianças de até 04 anos, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D’água, no Palco Bambu
– Feira de Troca de Livros Livremente – Senac Comunidade, no Ecoponto da Redenção
– Projeto E-Trash – Senac Comunidade, no Ecoponto da Redenção
9h40 às 10h30
– Oficina de EcoGastronomia – Aproveitamento Integral dos Alimentos
– Local: Tenda na Redenção próximo ao Largo da Setembrina
11h
– Atividade Cultural “Lila Borges – Mulher Popular Brasileira”, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D’água, no Palco Bambu. Sinopse: No show Mulher Popular Brasileira, Lila Borges apresenta composições criadas por mulheres brasileiras, grandes compositoras que fizeram e fazem a história da música brasileira. O show tem formato acústico e solo, onde a artista canta e toca todos os instrumentos, incluindo percussões com os pés (Cajon com pedal de bumbo), pandeiro e tamborim. Lila Borges traz a problemática de gênero de uma forma poética, desafiadora, simples e enriquecedora para a cultura brasileira.
– Atividade Cultural “Bate & Sopra Músicos em Fanfarra”, no Parque Farroupilha (Redenção), Brique da Redenção. Sinopse: Conjunto musical que atua fazendo uma releitura do conceito de fanfarra. Entre músicos, brincantes e simpatizantes, esse grupo vem se incorporando desde 2014 para ganhar as ruas de Porto Alegre. E é nesse engajamento que a Bate & Sopra ganha força, cresce. Onde há um espaço pedindo vida, os acordes formados pelo que aqui sopra ganham ritmo pelo que ali bate. E, quando menos se espera, uma multidão está formada, a sorrir, dançar, cantar. O repertório é variado: rock tira o afoxé pra dançar um baião, enquanto o pop se deleita ao som de um reggae, e o jazz manouche vê a banda passar sambando coisas.
13h30
– Oficina Ecogastronomia “Purê de moranga com manteiga de sálvia e farofa de moranga” com o professor da Faculdade Senac POA Tiago Both
Local: Tenda Ecogastronomia, no Ecoponto da Redenção
15h
Atividade Cultural “Recital Caio do Céu com Déborah Finochiaro”, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D’água, no Palco Bambu. Sinopse: No “Recital Caio do Céu”, Deborah Finochiaro transpõe seu universo para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, depoimentos, música ao vivo e projeções. Traz para a cena o próprio Caio, por meio de vídeos, com trechos de suas entrevistas. Caio do Céu expõe e questiona os valores da sociedade e, principalmente, as questões da alma humana. É um grito de alerta, uma louvação à vida. A montagem é dirigida por Luís Artur Nunes, que além de experiente e premiado diretor, foi amigo pessoal de Caio.