O inusitado encontro da cultura e do esporte no 8º Festival Internacional Sesc de Música
O músico alemão Christoph Hartmann não abriu mão de seus treinos nem mesmo durante os 12 dias de trabalho em PelotasRenomado oboísta da Orquestra Filarmônica de Berlim (Alemanha) e também um experiente maratonista, Christoph Hartmann esteve em Pelotas, de 15 a 26 de janeiro, para o 8º Festival Internacional Sesc de Música. Mesmo com os dias cheios de atividades, entre aulas, ensaios e apresentações, o músico não abriu mão dos seus treinos e manteve a rotina de cumprir pelo menos sua meta de correr de 100 a 200 km por semana. “Comecei a correr a mais de 25 anos, quando entrei para a orquestra da minha cidade. Eu precisava de uma atividade a mais e tem sido muito interessante mesclar estas duas práticas”, explica Hartmann que já coleciona mais de 40 maratonas em seu currículo. “Corri já muitas vezes a maratona de Berlim, mas também foram muito boas as provas de Boston, Paris, Viena, Rotterdam, Kobe no Japão e Turim”, acrescenta ele.
Em sua quinta participação no Festival Internacional Sesc de Música, Hartmann revela que conhecer a cidade por meio da corrida tem sido um privilégio: “O centro da cidade é muito lindo com casas antigas e arquitetura imponente me chama bastante atenção durante os treinos. Neste ano, as ciclovias foram uma boa surpresa, pois são perfeitas para a prática da corrida”. Prestes a completar 53 anos de idade, o músico reconhecido pelo virtuosismo técnico e refinamento musical na condução do Oboé, admite que a corrida de rua se transformou em um hobby que o desafia e lhe instiga a buscar sempre melhores resultados. “Não há uma relação estreita entre as duas práticas, mas o fôlego e a sensação bem-estar contribuem muito para o meu desempenho na música”, finaliza o músico fundador do Festival Landsberger Sommermusiken, que em 2018 chega a sua 20ª edição e acontece de 29 de junho a 1º de julho, na Alemanha.
O FESTIVAL: Em sua oitava edição, o Festival Internacional Sesc de Música ocorreu de 15 a 26 de janeiro, em Pelotas/RS, com diversos concertos e apresentações nos mais variados locais, além das classes musicais com professores brasileiros e estrangeiros. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Nos 12 dias de evento, mais de 500 músicos profissionais estão mobilizados em 50 espetáculos e 24 cursos. Professores e alunos de 15 nacionalidades estiveram em Pelotas, vindos de países como Itália, Alemanha, Bulgária, Bielorússia, França, Bélgica, Estados Unidos, Rússia, Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru, além do Brasil.
A realização do 8º Festival Internacional Sesc de Música foi do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Prefeitura Municipal, Universidades Federal e Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa, Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Ecosul, Biri Refrigerantes e Café 35.
Para 2019, o Sistema Fecomércio-RS confirma a realização da 9ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. Mais informações sobre o evento pelo www.sesc-rs.com.br/festival.