. .

Recital de Alunos foi um dos destaques do 8º Festival Internacional Sesc de Música

Além das aulas e dos ensaios, os alunos do festival tiveram várias oportunidades de se apresentar durante o evento, em especial na Bibliotheca Pública de Pelotas
Foto: Flávio Neves

Os alunos do 8º Festival Internacional Sesc de Música tiveram um espaço muito especial para mostrar sua arte durante os 12 dias de evento em Pelotas. Os Recitais de Alunos tiveram como palco a Bibliotheca Pública da cidade e lá estiveram jovens dedicados à música, representantes de diversas partes do país e do mundo.

Ao todo foram oito apresentações e a venezuelana Franca Marcano, de 16 anos, foi um dos destaques no violino: “Foi minha primeira vez neste festival e a receptividade foi ótima, todos sempre preocupados em nos ajudar. Ficamos muito à vontade para tocar”. Franca, que apesar da idade já tem 8 anos de experiência na música, teve pelo menos quatro participações em recitais na Bibliotheca e elogia: “O festival é muito completo em todos os sentidos, o que levamos daqui com certeza nos engrandecerá muito”, completa ela, que faz parte do Sistema Nacional de Orquestras da Venezuela.

O mineiro Thiago Perdigão, de 28 anos, já compõe há pelo menos 10 anos e também esteve no evento pela primeira vez: “Gostei muito das classes de composição, tivemos aula com uma referência na área que é o professor João Guilherme Ripper, do Rio de Janeiro. Ele é um dos poucos compositores de ópera e foi importante encontrá-lo, é raro conseguir, e eu gostaria de voltar no próximo ano, com certeza”. Thiago foi o autor de uma das obras apresentadas no Recital de Alunos. Ele explica: “Criei a obra ‘Dos Tempos’ a partir de uma poesia que escrevi e gostei muito de ver a execução com piano e barítono. Música e literatura juntas ficaram muito bem, estou feliz”.

A gaúcha Yasmini Vargaz, de 31 anos, se dedica ao canto lírico há 15 anos e sentiu em Pelotas um ambiente familiar, próprio para a dedicação que a arte merece. “Os professores são muito bons, a qualidade do festival é notável e o ambiente amigável, a receptividade, nos fez sentir muito acolhidos. É surreal poder espalhar cultura como o festival faz. Estar em Pelotas foi uma experiência completa”, declarou Yasmini.

O FESTIVAL: Em sua oitava edição, o Festival Internacional Sesc de Música ocorreu de 15 a 26 de janeiro, em Pelotas/RS, com diversos concertos e apresentações nos mais variados locais, além das classes musicais com professores brasileiros e estrangeiros. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Nos 12 dias de evento, mais de 500 músicos profissionais estão mobilizados em 50 espetáculos e 24 cursos. Professores e alunos de 15 nacionalidades estiveram em Pelotas, vindos de países como Itália, Alemanha, Bulgária, Bielorússia, França, Bélgica, Estados Unidos, Rússia, Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru, além do Brasil.

A realização do 8º Festival Internacional Sesc de Música foi do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Prefeitura Municipal, Universidades Federal e Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa, Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Ecosul, Biri Refrigerantes e Café 35.