Últimos dias para aproveitar o Festival na Comunidade
Orquestra do Areal se apresenta nesta quarta-feira (24/01), às 18h, no Centro de Treinamento do ThollEntre amanhã e quinta-feira (24 e 25/01), ocorrem as últimas apresentações do Festival na Comunidade, que integra a programação do 8º Festival Internacional Sesc de Música. O projeto, que tem como objetivo descentralizar e democratizar o acesso à cultura, leva a música até instituições e bairros do município. Na quarta-feira, às 18h, a Orquestra do Areal proporciona alegria e emoção ao público que for prestigiar o concerto no Centro de Treinamento do Tholl (Rua Garibaldi, 630).
Já, na quinta-feira acontece a última apresentação do Festival na Comunidade, com a Orquestra Jovem do Sesc/SE. O grupo nordestino executa um repertório cheio de músicas regionais e algumas escolhas com temáticas de filmes, às 18h, na Escola Municipal Getúlio Vargas (R. Doze, 95). Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Confira a programação completa abaixo e mais informações em www.sesc-rs.com.br/festival.
O FESTIVAL: Em sua oitava edição, o Festival Internacional Sesc de Música ocorre de 15 a 26 de janeiro, em Pelotas, com diversos concertos e apresentações nos mais variados locais, além das classes musicais com professores brasileiros e estrangeiros. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Prefeitura Municipal, Universidades Federal e Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa, Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Ecosul, Biri Refrigerantes e Café 35.
::: SOBRE O 8º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::
O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.
::: DADOS GERAIS :::
– Aproximadamente 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.
– Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade).
– 50 professores de 12 países.
– 24 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.
– A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa, Expresso Embaixador, Ecosul, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35.
::: PROGRAMAÇÃO FESTIVAL 2018 :::
23/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
17h30 – Grupo de Metais do Festival – Café Aquário
19h – Música de Câmara | Recital de Madeiras, Cordas, Metais, Canto e Piano – Clemens Weigel (Alemanha), Daniel Benitz (Brasil/RS), Michel Lethiec (França), Carla Domingues (Brasil/RS), Max Uriarte (Brasil/RS), Emmanuele Baldini (Itália), Horacio Schaefer (Brasil/SP), Stanimir Todorov (Bulgária), Alberto Bocini (Itália), Wally Hase (Alemanha), Christoph Hartmann (Alemanha), Diego Grendene (Brasil/RS), Guilhaume Santana (França), Andrej Zust (Eslovênia) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Grupos do Festival | Núcleo de Canto Gala Lírico – Theatro Guarany
24/01
10h – Festival na Comunidade | Orquestra Jovem Sesc/SE – Unidade Cuidativa de Pelotas (Av. Duque de Caxias, 112) (espetáculo para público fechado)
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
15h – Festival na Comunidade | Grupo de Canto do Festival – Asilo de Mendigos de Pelotas (espetáculo para público fechado)
18h – Festival na Comunidade | Orquestra do Areal – CT do Tholl (Rua Garibaldi, 630) (a organização sugere que o público leve cadeiras)
19h – Música de Câmara | Recital de Madeiras, Cordas, Violão clássico e Piano – Wally Hase (Alemanha), Stanimir Todorov (Bulgária), Maria Isabel Siewers (Argentina), Marcello Guerchfeld (Brasil/RS), Max Uriarte (Brasil/RS) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Grupos do Festival | Núcleos de Percussão e Metais – Theatro Guarany
25/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
15h – Festival na Comunidade | Orquestra do Areal – Hospital Espirita (espetáculo para público fechado)
18h – Festival na Comunidade | Orquestra Jovem Sesc/SE – Escola Municipal Getúlio Vargas
19h – Música de Câmara | Recital de Metais, Percussão e Piano – Tiago Linck (Brasil/RS), Daniel Benitz (Brasil/RS), Fernando Deddos (Brasil/PR), Albert Kathar (Brasil/RJ), Paulo Bergmann (Brasil/RS), José Milton Vieira (Brasil/RS), Douglas Gutjahr (Brasil/RS), Clarissa Borba (Brasil/França) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Banda Sinfônica do Festival | Regente Marcelo Jardim (BRA/RJ) – Theatro Guarany
26/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
19h – Música de Câmara | Classe de Violão – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Concerto de Encerramento | Música de Cinema | Orquestra Acadêmica do Festival – Regente Evandro Matté (BRA/RS) – Largo Mercado Público – Transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br/festival