. .

Palmeira das Missões têm representantes no 7º Festival Internacional Sesc de Música

Palmeira das Missões tem representantes no evento, que segue até sexta-feira (27/01), em Pelotas
Autor: Flávio Neves Yarana Borges, de Palmeira das Missões, é uma dos participantes das aulas de canto. Pela segunda vez no Festival, ela diz estar satisfeita com o resultado.

Uma oportunidade de aprendizado e intercâmbio cultural com representantes de todos os cantos do Rio Grande do Sul, do Brasil e de 16 países. O 7º Festival Internacional Sesc de Música, que encerra hoje (27/01), em Pelotas, está reunindo mais de 200 alunos de diferentes localidades em cursos de instrumentos com profissionais renomados. Os estudantes foram previamente selecionados para participarem do já consolidado evento na capital do doce.

 Yarana Borges, de Palmeira das Missões, é uma dos participantes das aulas de canto. Pela segunda vez no Festival, ela diz estar satisfeita com o resultado. “Esse ano está muito bom. Cada aluno tem o seu nível e isso é respeitado pelos professores”, diz ela, que atualmente mora em Canguçu e cursa a graduação em música na UFPEL.

 O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. “A cada ano é mais dificil fazer a seleção dos alunos participantes. O nível artístico é alto”, diz o maestro Evandro Matté, diretor artístico do Festival. Ele destaca a oportunidade que alunos e professores têm com as diferentes culturas, visões e processos pedagógicos e de aprendizado que circulam no evento.

 Ao todo, são 12 dias de festival. Além das aulas e trocas de experiência entre alunos e professores, a comunidade local também vive o evento, já que, somente nesta edição, recebe 47 espetáculos gratuitos. O encerramento acontece nesta sexta-feira (27/01), às 20h30, no Largo do Mercado Público, em Pelotas. Na oportunidade, a Orquestra Acadêmica do Festival executa a cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com participação de coral e solistas convidados e regência do maestro Evandro Matté. A apresentação é aberta ao público, ao ar livre, e será transmitida ao vivo pelo site do evento (www.sesc-rs.com.br/festival) e pela página do Facebook do Sesc/RS.

Sobre o Sesc/RS – Com atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais e 23 Balcões Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.