Sesc Canoas e Gravataí recebem Mostra de Cinema Contemporâneo dos Açores
Programação também ocorrerá em outras cidades, como em Glorinha e Viamão, entre os dias 2 e 6/10A Associação Cultural Burra de Milho, em parceria com a Direção Regional das Comunidades, a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul e o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, promove mais uma edição da Mostra de Cinema Contemporâneo dos Açores, que consiste na exibição de filmes realizados nos Açores, promovendo os seus realizadores, a região, a língua portuguesa e, no fundo, a identidade cultural açoriana. A programação gratuita ocorrerá ao longo desta semana (02 a 06/10), em Canoas, Glorinha, Gravataí e Viamão.
Nesta quarta-feira (04/10), a partir das 19h30, o Teatro do Sesc Gravataí (Av. Anápio Gomes, 1241) receberá a exbição do filme “Noite de Festa”, seguido de debate. Já o encerramento da Mostra ocorrerá no Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), na sexta-feira (06/10), com exibições do curta-metragem “História dos Açores”, às 14h; do curta “Tempos de bairro”, às 16h; do longa “A Viagem Autonómica – A livre administração dos Açores pelos açorianos”, às 18h; e do longa-metragem “Deportado”, às 20h; todas seguidas de debate. Confira, logo abaixo, agenda completa.
Desde 2013 que a Burra de Milho vem organizando mostras de cinema em torno do evento “Amostram’isse – Mostra de Cinema dos Açores”, com cerca de 50 sessões e aproximadamente 2000 espetadores, exibindo em várias ilhas dos Açores, Continente Português, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil. O grande objetivo é a divulgação da cultura açoriana, sendo o cinema uma excelente forma de termos uma visão de uma sociedade, uma reconstituição de nós próprios.
Objetivo da Mostra: permitir que o público tome contato com uma realidade do cinema realizado nos Açores, pela descoberta de uma nova corrente de cinema contemporâneo, e pelos seus criadores. Por outro lado, o cinema é sempre um retrato, uma soma de uma visão, uma reconstituição de nós próprios. Nesta mostra desejamos também mostrar a identidade do cinema realizado na região, identificando-nos, contando e recontando a nossa história, o que acaba por ser um exercício de introspeção sobre arte e cultura.
Formato da Mostra: exibição de um conjunto de filmes realizados nos Açores, em formato digital, que pretende abordar o estado da arte do cinema na região.
Formato do evento: O evento foi programado com o objetivo de se realizar ao longo de cinco dias, em quatro municípios com comunidades de imigração açoriana, em exibições diárias de curtas e longas-metragens de ficção e documentário, contando sempre com a presença do representante da Associação Cultural Burra de Milho e coordenador da Mostra, Miguel Costa, que realizará breve bate-papo após as sessões.
CRONOGRAMA DE EXIBIÇÕES E DETALHAMENTO DAS OBRAS
GRAVATAÍ
Data: 02/10 (segunda)
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina
Endereço: Av. Ely Corrêa, 3.100 – Bairro Parque dos Anjos (parada 93) – Gravataí
Cronograma:
19h30 – Exibição do filme de longa-metragem A Viagem Autonómica – A livre administração dos Açores pelos açorianos (Filipe Tavares, 2013, 94′) + debate com Miguel Costa
Público: estudantes de ensino médio
Sinopse: Foi e é uma jornada em busca de uma definição possível de autonomia, no plano público e pessoal. O que é a autonomia dos Açores? Que regime é este, quais foram os seus momentos fundamentais, quem são os seus protagonistas de ontem e de hoje? Por detrás dessa busca pulsa um desejo de contornos identitários, de saber o que é ser açoriano e o que é ser pessoa, nas suas várias possibilidades.
VIAMÃO
Data: 03/10 (terça)
Local: Instituto Estadual Isabel de Espanha
Endereço: Av. Senador Salgado Filho, 1579 – Viamão
Cronograma:
10h – Exibição do filme de curta-metragem Ponta dos Rosais (Dinarte Branco, FIC, 2013, 14’) + debate
Público: estudantes de ensino médio e técnico/Magistério
Sinopse: Dois amigos visitam S. Jorge nos Açores. Decidindo dar uma volta, alugam um carro com duas raparigas que viajaram no mesmo barco. Na Ponta dos Rosais visitam um farol abandonado. Eis que chega um carro com um casal de turistas. Inspirado pelo cenário um deles propõe que matem os turistas. Brincadeira de mau gosto?
Trailer: http://vimeo.com/77543517
14h – Exibição do filme de curta-metragem História dos Açores (Tiago Rosas e Victor Descalzo, ANI, 2012, 18’) + debate
Público: estudantes de ensino fundamental/séries iniciais
Sinopse: “História dos Açores” é um filme de animação que retrata a viagem do povo açoriano através dos tempos. A cultura, lendas e vicissitudes do arquipélago, bem como os diversos ciclos socioeconómicos são aqui apresentados de forma apelativa.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hF4i3ajRJVM
15h30 – Exibição do filme de curta-metragem Tempos de bairro (Sara Azad, 2014, DOC, Portugal, 18′) + debate
Público: estudantes de ensino técnico/Magistério
Sinopse: “Tempos de bairro” explora o desaparecimento de um hábito infantil que era comum em gerações anteriores. Baseado nas memórias de uma infância pessoal, o documentário mostra um período de outrora onde as brincadeiras de rua formavam a paisagem de um bairro. Como tal, faz-se a revisitação de um passado e relata-se a experiência de um lugar. Trailer: https://vimeo.com/112402580
Trailer: https://vimeo.com/112402580
GRAVATAÍ
Data: 04/10 (quarta)
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina
Endereço: Av. Ely Corrêa, 3.100 – Bairro Parque dos Anjos (parada 93) – Gravataí
Cronograma:
9h – Exibição do filme de longa-metragem Deportado (Nathalie Mansoux, 2012, DOC, 67′) + debate com Miguel Costa
Público: escolas de ensino médio
Sinopse: Deportados dos EUA, onde cresceram e viveram, estes são homens obrigados a regressar à sua terra natal, os Açores, na sequência do cumprimento de penas criminais. Entre recordações longínquas, esperanças abandonadas e a distância das pessoas queridas, as ilhas paradisíacas vão-se transformando lentamente numa prisão a céu aberto. Trailer: http://www.zeroemcomportamento.org/catalogo/longas/deportado.html
Data: 04/10 (quarta)
Local: Teatro do Sesc Gravataí
Endereço: Av. Anápio Gomes, 1241 – Centro – Gravataí
Cronograma:
19h30 – Cerimônia de abertura com autoridades
20h – Exibição do filme de longa-metragem Noite de Festa (Nuno Costa Santos e Tiago Carvalho, 2012, DOC/FIC, 60′) + debate
Público: estudantes de ensino médio e ensino fundamental para jovens e adultos / autoridades / membros da Casa dos Açores do RS (CAERGS)
Sinopse: Nuno, 37 anos, escritor e guionista, sente falta dos seus discos na sua nova casa em Lisboa. Resolve por isso buscá-los a São Miguel, Açores, a sua terra, onde viveu uma adolescência musical, em grande cumplicidade com os amigos, com os lugares, com as músicas, com as velhas e as novas realidades da ilha.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=UG8IMvy9gHg&feature=youtu.be
GLORINHA
Data: 05/10 (quinta)
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ary Soares
Endereço: R. Venâncio dos Santos, 815, Glorinha – RS
Cronograma:
9h – Exibição do filme de curta-metragem PDL-LIS (Diogo Lima, Portugal, 2012, DOC, 28′) + debate
Público: estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental
Sinopse: A que sabe voltar à casa que julgamos querer abandonar de vez? Um jovem a estudar em Lisboa faz uma viagem a São Miguel para descobrir qual é a sua relação com a terra-natal à medida que a distância e o tempo os vão separando. Percorre e filma com um novo olhar os sítios onde cresceu e que até agora lhe traziam uma sensação agridoce. Neste exercício para um atelier de documentário da sua licenciatura, Lima repete continuamente que odeia a sua terra, mas é difícil acreditar nisso.
Trailer: http://vimeo.com/36870456
13h30 – Exibição dos filmes de curta-metragem Alabote (João Botelho e João Garcia, 2013, FIC, 11′) e Banana do Pico (Luís Bicudo, 2012, DOC, 27’) + debate
Público: estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental
Sinopse Alabote: Os pais de António partiram e deixaram-no com a avó materna. Ele sonha reencontrá-los e vive num mundo de fantasia que lhe é proporcionado pela avó. Há uma vizinha que, entre sopas e caldinhos, vai tentado abrir os olhos de António para a verdade escondida dentro de um velho baú.
Trailer: http://www.panazorean.com/pt/
Sinopse Banana do Pico: Não se esgota no sabor, a diferença entre uma banana importada e uma banana do Pico, cultivada pelos meus avós. Os meus avós cresceram numa realidade cultural, social e económica que já não existe, e são eles próprios prova disso mesmo, a sua maneira de estar e de ser é outra, de outro mundo.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6mQa_5ssBsk
CANOAS
Data: 06/10 (sexta)
Local: Teatro do Sesc Canoas
Endereço: Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro – Canoas
Cronograma:
14h – Exibição do filme de curta-metragem História dos Açores (Tiago Rosas e Victor Descalzo, ANI, 2012, 18’) + debate
Público: estudantes de ensino fundamental
Sinopse: “História dos Açores” é um filme de animação que retrata a viagem do povo açoriano através dos tempos. A cultura, lendas e vicissitudes do arquipélago, bem como os diversos ciclos socioeconómicos são aqui apresentados de forma apelativa.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hF4i3ajRJVM
16h – Exibição do filme de curta-metragem Tempos de bairro (Sara Azad, 2014, DOC, Portugal, 18′) + debate
Público: jovens do Abrigo Raio de Sol (Canoas)
Sinopse: “Tempos de bairro” explora o desaparecimento de um hábito infantil que era comum em gerações anteriores. Baseado nas memórias de uma infância pessoal, o documentário mostra um período de outrora onde as brincadeiras de rua formavam a paisagem de um bairro. Como tal, faz-se a revisitação de um passado e relata-se a experiência de um lugar.
Trailer: https://vimeo.com/112402580
18h – Exibição do filme de longa-metragem A Viagem Autonómica – A livre administração dos Açores pelos açorianos (Filipe Tavares, 2013, 94′) sem debate
Público: comunidade em geral e escolas de ensino médio e de educação de jovens e adultos
Sinopse: Foi e é uma jornada em busca de uma definição possível de autonomia, no plano público e pessoal. O que é a autonomia dos Açores? Que regime é este, quais foram os seus momentos fundamentais, quem são os seus protagonistas de ontem e de hoje? Por detrás dessa busca pulsa um desejo de contornos identitários, de saber o que é ser açoriano e o que é ser pessoa, nas suas várias possibilidades.
20h – Exibição do filme de longa-metragem Deportado (Nathalie Mansoux, 2012, DOC, 67′)
Público: escolas de ensino médio e de educação de jovens e adultos
Sinopse: Deportados dos EUA, onde cresceram e viveram, estes são homens obrigados a regressar à sua terra natal, os Açores, na sequência do cumprimento de penas criminais. Entre recordações longínquas, esperanças abandonadas e a distância das pessoas queridas, as ilhas paradisíacas vão-se transformando lentamente numa prisão a céu aberto. Trailer: http://www.zeroemcomportamento.org/catalogo/longas/deportado.html