Palco Sesc Nativista promove ações direcionadas a escolas
Ciranda Escolar segue até dia 15 de setembro, na Casa do Gaúcho, em Porto AlegreA 4ª edição do Palco Sesc Nativista conta com atividades exclusivas para escolas, por meio do projeto Ciranda Escolar. As ações culturais seguem até dia 15/09, na Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301), em Porto Alegre. Contação de histórias, espetáculos de teatro e danças folclóricas fazem parte da programação. A entrada é franca para escolas agendadas previamente – todas as vagas já estão preenchidas.
O objetivo do projeto é aproximar crianças e adolescentes da cultura tradicionalista e de suas raízes. As atividades ocorrem em cinco horários diferentes – 10h, 11h, 14h, 14h30 e 15h. Entre as ações, estão “Negrinho do Pastoreio” (12/09), “Cantos e Contos do Rio Grande do Sul” (13/09), “Causos do Romualdo” (14/09) e “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”. Confira abaixo a programação completa.
O 4º Palco Sesc Nativista tem como propósito valorizar a cultura dos pampas gaúchos, por meio das suas várias formas de expressão artísticas. Todas as atividades promovidas são de caráter gratuito e podem ser apreciadas por toda a família. Neste sábado (16/9), último dia do projeto, serão promovidas as apresentações gratuitas de Os Irmãos Machado, Thomas (vencedor The Voice Kids) e Eduardo, às 19h; do CTG Raízes do Sul, com o seu grupo de danças folclóricas, às 20h; e o Tributo à Mulher Gaúcha, com Liane Tavares, às 20h30. Os shows serão abertos ao público em geral, no Palco Principal do Acampamento Farroupilha.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), pelo telefone (51) 3284-2070 e Facebook www.facebook.com/sescportoalegre.
Programação:
Ciranda Escolar – Casa do Gaúcho
Negrinho do Pastoreio
Fantomania Teatro De Bonecos (RS)
Data: 12/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Negrinho, um menino escravo sem nome, era encarregado do pastoreio de alguns animais. Pois de uma feita o pobre negrinho, que já vivia as maiores judiarias nas mãos do patrão, perdeu um animal no pastoreio. O Patrão muito bravo, bateu nele com um chicote feito de rabo de tatu. Não satisfeito com a punição, jogou o negrinho num formigueiro. Mas Nossa Senhora sua madrinha de coração o ajudou.Desde então o negrinho do pastoreio ficou sendo o achador das coisas extraviadas.
Cantos e Contos do Rio Grande do Sul
Beto Hermann
Data: 13/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: A dupla “Gauchinho” (Beto Herrmann) e “Gauchão” (Rogério Hoch) mais uma vez irá divertir a criançada com um show lúdico, descontraído e educativo a respeito de nossas tradições gauchescas. No espetáculo, eles contam causos e lendas como o boi Tatá e o Negrinho do Pastoreio, e também dançam a chula e o pézinho com a criançada. O público é agraciado com várias canções gauchescas, entre elas o “Canto Alegretense”, o Hino do Rio Grade do Sul, “Prenda Minha”, “Querência Amada” e ainda assiste a uma divertida trova, com direito a muitas surpresas e risadas!
Causos do Romualdo
Coletivo Artístico Palco Aberto (RS)
Data: 14/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Causos do Romualdo é um espetáculo – contação de Histórias baseado na obra de Simões Lopes Neto. Três atores recebem o público com trilha sonora ai vivo. De forma encenada, 3 atores apresentam o personagem Romualdo e seus causos que beiram o inacreditável das situações com toques de realismos fantástico. São seis contos escolhidos, interpretados de forma lúdica e engraçada pelos atores Mariana Rosa, Júlia Kieling e Rodrigo Marquez com música ao vivo.
As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
TIA (RS)
Data: 15/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: um espetáculo artesanal, original e de caráter inédito no Rio Grande do Sul. Resgata um Patrimônio, valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Na história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor e claro tudo regado com muito amor e chimarrão, pois este, na mala de um gaúcho, não pode faltar.
Palco Principal – 16 de agosto
19h – Os irmãos Machado
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Sinopse: o show de Thomas (vencedor The Voice Kids) e Eduardo consiste em clássicos da musica gaúcha e sertaneja como Menino da Porteira, Beijinho Doce, Querência Amada e Céu Sol Sul Terra e Cor.
20h – Apresentação do grupo de danças folclóricas
CTG Raízes do Sul
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Sinopse: apresentação de Músicas clássicas do repertorio gaúcho, tipos de trajes gaúchos e explicação sobre os mesmos, histórico das danças a serem apresentadas, apresentação de Danças tradicionais gaúchas e Danças gaúchas de salão e oficina com participantes
20h30 – Tributo à Mulher Gaúcha – Liane Tavares
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Sinopse: Liane Tavares, cantora, de longa trajetória na música e na cultura tradicionalista, uma das maiores expressões musicais do cenário atual gaúcho. “Tributo à Mulher Gaúcha” apresentará músicas inéditas e já gravadas, que foram interpretadas ou compostas, por grandes cantoras/artistas gaúchas e latinas (com temas relacionados a mulheres que foram marcantes na história e cultura gaúcha). Liane Tavares que tem uma marcante interpretação no palco e um repertório escolhido criteriosamente para esse projeto apresenta um belíssimo espetáculo, enaltecendo a música e a cultura e a mulher gaúcha.