20ª Feira do Livro de Bagé será entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro
Com o tema “Leitura é emoção”, o patrono deste ano é o escritor Eliéser MouraTradicional na região, a Feira do Livro de Bagé vai ocorrer entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro. “Leitura é emoção” é o tema desta edição 20ª edição, que terá como patrono o escritor Eliéser Moura e será realizada no Clube Comercial de Bagé (Avenida Sete de Setembro, 1051). A realização da Feira é do Sesc local e da Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Secult) do município com o patrocínio do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242-7600, no site www.sesc-rs.com.br/bage e na página www.facebook.com/sescbage.
Na sua programação, a 20ª Feira do Livro de Bagé possui diversas ações culturais, além de espaços para debates sobre cultura, política e turismo do município; e palestras com temas literários. A solenidade de abertura do evento será no dia 29 de setembro (sexta-feira), às 19h30. Mas as atividades já começam de tarde, às 15h, com a apresentação do espetáculo “O Cravúncho e a Prenda Rosa”, com Viviane Abejaneda. E, depois, às 20h30 é a vez da Orquestra Jovem do Pampa subir ao palco e se apresentar com a regência do maestro Joab Muniz. Confira abaixo a programação completa.
Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
20ª Feira do Livro de Bagé
Data: 29/09/2017
Local: Clube Comercial de Bagé (Avenida Sete de Setembro, 1051)
29 de setembro (sexta-feira)
15h – Espetáculo O Cravúcho e a Prenda Rosa – com Viviani Abejaneda
Sinopse: Conta a história e um cravo gaúcho q tenta de todas as maneiras conquistar o amor de sua prenda, a Rosa. Muito ciumento, Cravúcho faz de tudo para colocar sua prenda contra o Lírio, seu principal rival.
19h30 – Solenidade de abertura da 20ª Feira do Livro de Bagé
20h30 – Apresentação da Orquestra Jovem do Pampa, regida pelo maestro Joab Muniz
30 de setembro (sábado)
15h – Sarau literário organizado pelo Grêmio Estudantil do IfSul- Campus Bagé.
16h – Espetáculo Os Três Porquinhos – Cia de Teatro Parceiros
Sinopse: Prático, Cícero e Heitor são três irmãos, três porquinhos que vivem na floresta felizes até a chegada de um lobo mal que tenta comê-los de qualquer maneira, então o porquinho mais velho tem a ideia de construir uma casa bem confortável de tijolo para se protegerem do lobo mal, só que os outros irmãos com muita preguiça e má vontade não aceitam e cada um acaba construindo sua própria casa.
17h – Palestra com escritor Valdomiro Martins “Afinal: hip hop é poesia?”.
18h – Espaço Feira em Debate
Tema: Música, cultura e arte em Bagé
Convidados: Profº. Dr. Rafael Silva (Unipampa), Carlo Andrei Rossal e Profª. Dra. Luana Z. dos Santos (Unipampa).
Organização e mediação: Profº. Me. Ivan Cesar dos Santos Pinheiro
20h – Show com a Banda Mr. Joey
1º de outubro (domingo)
15h30 – Espaço Feira em Debate
Tema: Sociedade e Política no Brasil atual
Convidados: Profº. Dr. Victor Hugo Burgart (Unipampa), Profº. Dr. Rafael Balardin (Unipampa) e Mário Pinheiro (Sindicato dos Jornalistas do RS).
Organização e mediação: Profº. Me. Ivan Cesar dos Santos Pinheiro
16h – Oficina de minicontos – com Giuliana Bruni
Sinopse: A ideia desta oficina é explanar conhecimento e trocar ideias sobre miniconto e microconto, assim como realizar atividades práticas, instigando o desenvolvimento dos participantes.
Inscrições: lgperes@sesc-rs.com.br. Estão disponíveis 20 vagas
17h – Palestra “Histórias em Quadrinhos – Da ideia inicial à publicação” – com César Alcázar
Sobre o palestrante: Cesar Alcázar é escritor, editor e tradutor gaúcho, conhecido pelos livros “Bazar Pulp – Histórias de Fantasia, Aventura e Horror” e “A Fúria do Cão Negro”, além de ter organizado a antologia “Crônicas de Espada e Magia”. Teve contos publicados em inglês pelas revistas Heroic Fantasy Quarterly e Swords and Sorcery Magazine.
18h – Encontro de Cosplayers
19h30 – CineSesc e Unipampa – Exibição de cinema na rua com tela de 5m x 8m, que ocorrerá em frente do Clube Comercial
Filme “José e Pilar”
Sinopse: A partir do registro do dia-a-dia da relação entre José Saramago e a jornalista espanhola Pilar Del Río, acompanhamos de forma intimista o casal em sua casa nas ilhas Canárias e em suas viagens pelo mundo. O ponto de partida é o processo de criação, produção e promoção do romance A Viagem do Elefante, desde o momento da construção da história em 2006 até o lançamento do livro no Brasil em 2008. A ficção do romance reflete o percurso do próprio autor, sendo a dura e custosa viagem do elefante um espelho de seus desafios pessoais, entre a doença, o trabalho e o amor por sua esposa.
Ano: 2010
Duração: 125min
Direção: Miguel Gonçalves Mendes
Gênero Documentário
21h – Show com a Banda Canzone
2 de outubro (segunda-feira)
9h – Espetáculo Meia-meia lua 1, 2, 3 – Cia Cultura nas Estradas
Sinopse: Uma casa aparentemente como qualquer outra. Três crianças vidradas em televisão internet e jogos eletrônicos, repentinamente se deparam com outro mundo no momento em que termina a energia elétrica. Mas o pai tem a solução. Um baú, com: bonecos, brincadeiras trava línguas, parlendas, cantigas etc… o pai os leva então para um novo e surpreendente universo.
10h30 – Palestra “Histórias em quadrinhos: modos de ver, modos de ler” – com Vinicius Rodrigues
Sinopse: A palestra busca mostrar de que forma se dá o pleno exercício da leitura das HQs e de que maneira esse gênero nos leva a compreender e exercitar melhor a sensibilidade e a interpretação de imagens e de textos híbridos, onde palavra e imagem se misturam; sendo assim, a ideia também é apresentar as definições mais pertinentes acerca desse objeto artístico, como a linguagem das histórias em quadrinhos e seus componentes básicos, um breve percurso pela história das narrativas gráficas, a apresentação de alguns dos mais importantes quadrinistas de todos os tempos e sua devida importância histórica e, por fim, os aspectos que constituem diálogos dos quadrinhos com outras esferas, como as artes plásticas, a literatura e o jornalismo.
14h – Espetáculo Meia-meia lua 1, 2, 3 – Cia Cultura nas Estradas
16h – História com fantoches Prenda de Neve – Projeto de Literatura Soltando a imaginação: ler e (re)criar – Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz – CIEP – Coordenação: Prof. Vera Vigil.
19h – Sarau Literatura e Rock – com Vinicius Rodrigues.
Sinopse: Há cantores de rock que são grandes contadores de histórias; há compositores de rock que se abastecem constantemente da tradição literária como referência; o rock é referenciado em obras literárias e há canções que abastecem a própria literatura como influência; numa dimensão mais abrangente, o rock, ainda, relaciona-se com os principais acontecimentos das histórias brasileira e mundial e pode ser o transmissor de questões tanto comportamentais quanto sociais e estéticas.
20h – Apresentação do Projeto de extensão: Confraria de la Yerba. Curso de Licenciatura em Música da Unipampa. Responsável: Prof. Carla Lopardo.
Sinopse: Serão apresentadas obras de autoria do grupo, composições inspiradas na música platina e de raiz popular.
21h – CineSesc e Unipampa – Exibição de cinema na rua com tela de 5m x 8m, que ocorrerá em frente do Clube Comercial
3 de outubro (terça-feira)
10h – Meia-meia lua 1, 2, 3 – Cia Cultura nas Estradas
14h – Apresentação de um reconto da história Chapeuzinho vermelho pela Profª. Claudia Romariz, da EEEF Arnaldo Faria
15h – Apresentação Teatro de Bonecos da E.E. Educ. Básica Prof. Justino C. Quintana, sob coordenação da Professora Adriana Acosta
18h – Bate-papo literário com a Academia Bajeense de Letras
20h – Show “A cidade encontra o campo” – com Luiz Marenco e Thedy Correa
Sinopse: A passagem de Thedy Corrêa pela Orbeat Music como diretor artístico lhe proporcionou um encontro com um artista que admirava muito, Luiz Marenco.Nas conversas sobre as gravações do disco de Marenco, manifestaram-se diversas afinidades musicais e uma admiração mútua. O resultado disso foi que Thedy acabou co-produzindo o disco de Marenco “querência, tempo e ausência” e dividindo vocais na canção que dá título ao disco, aclamado por público e crítica em nosso estado. A partir daí, a parceria andou pelos palcos de um e de outro, tornando mais sólida a amizade e a vontade de trabalhar juntos, resultando neste projeto conjunto.
4 de outubro (quarta-feira)
9h30 – Espetáculo A Pipa Mágica – alunos da rede municipal de ensino
Sinopse: A história relata a infância pobre de um menino que seu pai confeccionava seus brinquedos. Entre eles existia uma Pipa Mágica que o acompanhava e o incentivava a estudar. Ele cresceu e tornou-se um grande médico, teve seus filhos que ganhavam brinquedos caros, mas sempre que podia os levava até a casa de seu pai e fazia-os brincar com a Pipa na esperança que eles tivessem um futuro promissor.
10h30 – Apresentação Teatro de Bonecos da E.E. Educ. Básica Prof. Justino C. Quintana, sob coordenação da Professora Adriana Acosta
14h30 – Meia-meia lua 1, 2, 3 – Cia Cultura nas Estradas.
16h- Feiras do Livro em Bagé: Histórias e Protagonismos. Mediação: Prof. Marlos Mello.
19h – Momento Unipampa #ElesPorElas: Mesa de discussão do tema igualdade de gênero e empoderamento feminino.
20h – Grupo de Choro e Núcleo de Jazz da Unipampa. Curso de Licenciatura em Música da Unipampa. Responsável: Igor Kruger.
5 de outubro (quinta-feira)
10h – Apresentação Zuando Som – com Rodrigo Prates
Sinopse: Com o intuito de auxiliar a formação de novos leitores, o Projeto Zuando Som propõe contribuir para a formação de novos leitores através da descoberta do lúdico como meio de socialização escolar. Serão utilizadas canções populares brasileiras em que letra e música serão ferramentas importantes para o desenvolvimento das atividades, fortalecendo assim o vínculo entre escola, biblioteca, literatura e canção. Ao final das explanações, os participantes serão convidados a escrever uma canção, tendo como base as leituras prévias que fizeram refletindo a partir delas e sugerindo frases e palavras para esta construção.
14h – Apresentação Zuando Som – com Rodrigo Prates
15h – Espetáculo A Reciclagem no reino de Renascença – Grupo Theastai de Teatro
Sinopse: A Reciclagem no Reino de Renascença é uma peça infantil, interativa, que aborda o tema sustentabilidade ambiental de forma leve e divertida, além, de recuperar a memória para brincadeiras antigas. Peça ótima para ser apresentada para escolas.
18h – Sarau literário com o patrono Eliéser Moura.
19h – Noite dos relançamentos literários:
Eliéser Moura- Distrito sazonal;
- Ivan Pinheiro- Uma breve História do Forte Santa Tecla e História do Rio Grande do Sul para Estudantes e Curiosos;
- Sedinei Sales Rocha- Lama Vermelha;
- Naira Waine Perdomo e Sabrina Alves Lehmann (organizadoras) – Poemas colhidos de Ernesto Waine;
- Nilton Jobim Porcelis Matos – Histórias que a vida me contou;
- Severino Rudes- “Os Chás e a Fé” / “A Beira do Fogo” / “Como Diz o Gaucho (ditados)”
20h30 – Show Canções daqui – com Tiago Cesarino.
Sinopse: Espetáculo cênico musical que integra diferentes expressões artísticas, como música, poesia, literatura, pintura e teatro. Participações especiais: Dilce Mara Oliveira, Nilva Jardim, Hérick Vaz, Fábio Peralta e Carlo Andrei.
6 de outubro (sexta-feira)
10h – Apresentação Zuando Som – com Rodrigo Prates
14h – Apresentação Zuando Som – com Rodrigo Prates
16h30 – Espaço Feira em Debate
Tema: Os desafios do turismo em Bagé
Convidados: Profa. Drª. Elaine Bastianello (UFPEL), Sandra Telles (APATUR), Claudio Lemieszek (Arquivo Público).
Organização e mediação: Prof. Me. Ivan Cesar dos Santos Pinheiro
18h – Sarau literário com o patrono Eliéser Moura.
19h – Noite dos lançamentos literários:
- Rodrigo Ungaretti Tavares – Andarilhos;
- Cássio Gomes Lopes e Guilhermina Chaves Lopes – Leão baio do rio Jaguarão;
- Fernando Risch- E cuidado com o sal;
- Organização: Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional – Magda Geheres – Supervisora de Língua Portuguesa. Autores: alunos da Rede Municipal de Ensino – Antologia de produções dos alunos da rede municipal de ensino
- Organização: Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional – Setor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Coordenadora: Rita Domenech Vinholes – Autores: Professores da Rede Municipal de Ensino (EJA) – EJA: práticas pedagógicas para novas perspectivas e novas conquistas
- IDEAU – Folhas do Conhecimento
20h30 – Apresentação do Grupo de Estudos Do Rock. Curso de Licenciatura em Música da Unipampa. Responsável: Prof. André Reck.
7 de outubro (sábado)
15h – “Cantação” de Histórias – com Samuel Sodré
Sinopse: É um show musical lúdico e interativo com contação de histórias, brincadeiras de rodas e dinâmicas, onde as crianças participam efetivamente do espetáculo cantando, brincando, representando e principalmente aprendendo a redescobrir a magia das histórias, tendo a música como trilha sonora.
16h – Minicurso de Introdução à Literatura Fantástica – com João Pedro Rodrigues Santos
Sinopse: Leitura de contos fantásticos clássicos dos séculos XVIII e XIX e de dois contos de escritores brasileiros. Também serão apresentados alguns pressupostos teóricos que permitem identificar e apontar as singularidades da literatura fantástica.
Inscrições: email lgperes@sesc-rs.com.br. Estão disponíveis 20 vagas
16h – Palestra O escritor de mídias: produzindo roteiros para games, desenhos animados e histórias em quadrinhos – com Christopher Kastensmidt
Sobre o palestrante: Christopher cresceu e estudou nos EUA, mas eventualmente encontrou seu lugar no Brasil. As histórias e poemas do autor já foram publicados em quatorze países (dez idiomas), e ele foi finalista do Prêmio Nebula, o “Oscar” da literatura fantástica, em 2011 e finalista do Prêmio Argos, dado pelo Clube de Leitores de Ficção Científica, em 2014. Christopher gasta muitas horas voluntárias na organização da Odisseia de Literatura Fantástica, evento anual que ele ajudou a fundar. A série “A Bandeira do Elefante e da Arara” vem da sua paixão pela história e cultura brasileira. Conheça mais sobre no site oficial: http://www.eamb.org/brasil/
17h – Palestra “A alegria da escrita” – com a escritora Letícia Wierzchowski.
Sobre a palestrante: Autora de “A Casa das Sete Mulheres”, romance adaptado pela Rede Globo para uma série de 50 capítulos, que foi ao ar no Brasil em 2003. Desde então, a série já foi veiculada em mais de 30 países, e a obra de Letícia ganhou caminhos internacionais. Ela tem livros editados na Espanha, Portugal, França, Grécia, Itália, Alemanha e Sérvia-Montenegro.
18h – Espaço Feira em Debate
Tema: História do Rio Grande do Sul
Convidados: Profa. Drª. Maria Medianeira Padoin (UFSM), Prof. Dr. Edgar Gandra (UFPEL), Prof. Dr. Julio Quevedo (UFSM) e Gustavo Andrade (UFSM).
Organização e mediação: Prof. Me. Ivan Cesar dos Santos Pinheiro
20h – Palestra Show Motivacional – com Samuel Sodré
Sinopse: Encontro musical lúdico e interativo, onde os participantes fazem uma viagem divertida e emocionante através do tempo. Cantando, brincando, contando e representando. Este trabalho é direcionado a todos que desejam acrescentar mais positividade e felicidade em suas vidas.
8 de outubro (domingo)
15h – “Cantação” de Histórias – com Samuel Sodré
17h – Palestra Show Motivacional – com Samuel Sodré
18h – Espaço Feira em Debate
Tema: Desafios da educação pública na atualidade
Convidados: Prof. Dr. Alessandro Bica (Unipampa), Profa. Drª. Mirna Martinez (UERGS) e Profª. Drª. Diana Freitas (Unipampa).
Organização e mediação: Prof. Me. Ivan Cesar dos Santos Pinheiro
20h – Show de encerramento: “Grande noite dos fados” – com a portuguesa Joana Reais.
Sinopse: O Fado, antes de ter sido música, era um sentimento português descrito frequentemente nos poemas de Luís de Camões. Como qualquer arte viva, sofreu influências – árabes, irlandesas, escandinavas, brasileiras, africanas – e tem na sua origem ligações com outros estilos musicais. Por esta razão, não será de estranhar que nesta GRANDE NOITE DE FADOS se vislumbre uma milonga, um samba ou até uma valsa. Joana Reais, cantora portuguesa radicada no Brasil desde 2015, é a voz deste elogio à terra que a viu nascer, Lisboa, e às suas interseções por esse mundo fora, acompanhada pelos músicos Beto Chedid na guitarra portuguesa e Diego Costa no violão e com a participação especial de Cezar Ferreira, na concertina. Numa noite intimista e de encanto, apresentam juntos uma fina seleção de canções que levam a plateia a viajar para Portugal – assim como para dentro de si mesmo.
Exposição fixa: Projeto “Rabiscando o RS” – Franciel J. Lucca