. .

Sétima Arte: São Leopoldo recebe Mostra de Cinema CineSesc 2017

Iniciativa contempla comunidade com sessões uma vez por semana durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro

A partir de agosto, a comunidade de São Leopoldo será contemplada com sessões gratuitas da Mostra de Cinema CineSesc 2017. A iniciativa contempla os moradores do município com exibição de catálogo de filmes nacionais e internacionais em mostras semanais, sempre uma vez por mês. A primeira Mostra ocorre de 14 a 18 de agosto e as seguintes Mostras serão nas datas: de 25 a 29 de setembro; de 16 a 20 de outubro; e de 6 a 10 de novembro. Os títulos serão exibidos na Sala de Cinema do Centro Cultural José Pedro Boéssio (Rua Osvaldo Aranha, 934), com sessões às 19h30 sempre com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas no SESC São Leopoldo (Rua Marquês do Herval, 784), pelo telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo e na página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.

Estas quatro semanas são dedicadas ao cinema brasileiro, latino-americano e obras cinematográficas de outros países, com a finalidade de viabilizar ao público produções de qualidade, que não fazem parte do circuito comercial e que tem a característica principal de enriquecer a cena cultural da cidade. A inciativa é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O projeto CineSesc tem o objetivo de estimular o entendimento dos processos de comunicação por meio da imagem e da linguagem audiovisual. Além disso, oportunizar o acesso a produção audiovisual regional, nacional e internacional. Assim como fornecer instrumental para qualificação do espectador; despertar a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de reflexão do público, propósitos alinhados ao propósito do projeto Arte Sesc – Cultura por toda parte. Confira abaixo a sinopse completa de cada filme.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Mostra de Cinema Cine Sesc 2017 – São Leopoldo

Agosto a Novembro 2017
Local das exibições: Sala de Cinema do Centro Cultural José Pedro Boéssio (Rua Osvaldo Aranha, 934)
Entrada franca

 

Agosto: Cinema Alemão

14 de agosto – 20h
Berlin is in Germany
Dir. Hannes Stöhr. Sinopse: O ano é 1989 e Martin Schultz (Jorg Schuttauf) mora na Alemanha Oriental, com sua esposa (Julia Jager) e filho (Robin Becker). Ele acaba cometendo um homicídio não intencional e é condenado a 12 anos de prisão. Quando finalmente é libertado em 2001, descobre que a Berlim que ele conhecia não existe mais: o muro que dividia o lado socialista e o capitalista foi derrubado e as pessoas podem circular livremente, novas construções foram feitas e o modo de pensar das pessoas mudou, até mesmo sua família está irreconhecível. Tudo contribui para que Martin tenha dificuldades em se adaptar à nova vida.

15 de agosto – 20h
Bem-vindo à Alemanha
Dir. Yasemin Şamdereli. Sinopse: Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha precisava de mão de obra estrangeira para sua reconstrução. A maior comunidade imigrante foi, sem dúvida, a turca. Em 1964, o imigrante de número “um milhão e um” chegou: Hüseyin Yilmaz (Fahri Yardim/Vedat Erincin).  Mais tarde, ele trouxe a esposa e os filhos. Pelos olhos de sua neta, é contada a história de três gerações desta família, ao longo de 45 anos.

16 de agosto – 20h
Sonnenallee
Dir. Leander Haubmann. Sinopse: Um grupo de jóvens cresce no lado leste de Sonnenallee, em Berlim, ao lado de uma das poucas passagens de fronteira entre o Ocidente e o Oriente, reservada para cidadãos alemães. A travessura das crianças, as famílias, os amigos da Alemanha ocidental, os parentes que vem visitar e os guardas da Alemanha oriental, todos ilustram o absurdo da vida cotidiana em Sonnenallee.

17 de agosto – 20h
Yella
Dir. Christian Petzold. Sinopse: Divorciada e sem perspectiva de evolução na carreira, Yella Fichte (Nina Hoss) vai tentar a sorte em outra cidade. Conhece Philipp (Devid Striesow), torna-se sua assistente, ganha dinheiro, parece progredir. É aí que o passado volta para atormentá-la.

18 de agosto – 20h
Adeus Lenin!
Dir. Wolfgang Becker. Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) entra em coma e fica desacordada durante os dias da transição para o regime capitalista. Quando ela desperta, meses depois, Berlim Oriental está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo pela sua saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto ela permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas as coisas começam a ficar complicadas.

 

Setembro: Cinema Internacional

25 de setembro – 19h30
Estamos Todos Bem
Dir. Giuseppe Tornatore. Sinopse: Itália. Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) vive sozinho na Sicília. Ele aguarda a vinda de seus filhos no verão, mas todos acabam desmarcando a viagem em cima da hora. Matteo resolve então visitar cada um deles, algo que jamais tinha feito. Nesta viagem ele parte para as cidades de Nápoles, Roma, Milão, Florença e Turim, sendo que em cada uma delas vive um de seus filhos.

26 de setembro – 19h30
Amar, Beber e Cantar
Dir. Alain Resnais. Sinopse: França. Um grupo de teatro amador está ensaiando uma nova peça, quando uma notícia triste abala a todos: George, amigo próximo da trupe, está doente. De acordo com os médicos, ele tem no máximo seis meses de vida. Enquanto as mulheres do grupo começam a relembrar a antiga paixão pelo mulherengo George, os homens têm uma ideia inusitada: e se o amigo doente fosse chamado para interpretar um dos personagens da peça?

27 de setembro – 19h30
Hipócrates
Dir. Thomas Lilti. Sinopse: França. Benjamin (Vincent Lacoste) é residente no mesmo hospital que seu pai (Jacques Gamblin) trabalha. Um dia ele atende um paciente apelidado de Tsunami (Thierry Levaret). Como não pode fazer um exame, Benjamin receita um analgésico. As coisas se complicam e essa situação atinge em cheio a autoconfiança de Benjamin, especialmente quando precisa lidar com outro residente, Abdel (Reda Kaleb), um emigrante que mora em um alojamento do próprio hospital.

28 de setembro – 19h30
Era Uma Vez em Nova York
Dir. James Gray. Sinopse: Estados Unidos. Em 1921, as irmãs polonesas Magda (Angela Sarafyan) e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba provocando uma tragédia.

29 de setembro – 19h30
Oliver Sherman
Dir. Ryan Redford. Sinopse: Canadá. A história gira em torno de Sherman Oliver (Garret Dillahunt), um militar veterano que se sente sozinho e desconectado do mundo. Determinado dia, ele decide iniciar a procura pelo soldado que salvou sua vida durante a guerra, Franklin (Donal Logue). Eles não se viam desde então. Agora, Franklin vive em uma pacata cidade rural, casado, com dois filhos e com um emprego seguro.

Outubro: Cinema Internacional

16 de outubro – 19h30
Club Sandwich
Dir. Fernando Eimbcke. Sinopse: México  Paloma cria sozinha o seu filho Héctor, de 15 anos de idade. Os dois viajam para um pequeno resort vazio, por causa da baixa temporada, e passam os dias entediados, entre o quarto e a piscina. Quando uma garota da idade de Héctor chega no lugar, o adolescente se interessa por ela. Paloma começa a perceber que seu garotinho está se tornando um adulto.

17 de outubro – 19h30
Jornada ao Oeste
Dir. Tsai Ming-Liang. Sinopse: França, Taiwan. Um monge (Lee Kang-sheng) vestido de vermelho caminha pelas ruas e praças da cidade num ritmo coordenado e lento. Tudo ao seu redor mostra a vida agitada dos moradores, que o ignoram a princípio. Mas quando um homem decide imitar seus passos penitenciais, o monge ganha um discípulo. Primeiro vemos o sofrimento no rosto dele, mas depois de um tempo observamos que ele parece ter encontrado um significado para sua vida.

18 de outubro – 19h30
O Sonho de Wadjda
Dir. Haifaa Al Mansour. Arábia Saudita, Alemanha. Sinopse: Wadjda tem dez anos, e mora no subúrbio de Riad, na Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda queria uma bicicleta para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora que ela vive, as garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro, sozinha.

19 de outubro – 19h30
Azul Profundo
Dir. Aris Bafaloukas. Grécia. Sinopse: Dimitri (Sotiris Patras) é um nadador profissional, que está prestes a assinar um importante contrato com um patrocinador. Ele dedica a vida aos treinos, até um dia conhecer a militante ambiental Elsa (Youlika Skafida) e Dimitri passa a lhe dar aulas, mas não demora muito para eles começarem um namoro. Entretanto, um tempo depois eles enfrentam problemas no relacionamento devido à dedicação dela às atividades de proteção ambiental, mesmo que para tanto passe por cima de sua própria saúde.

20 de outubro – 19h30
Casa Grande
Dir. Fellipe Garamano Barbosa. Sinopse: Brasil. Sônia (Suzana Pires) e Hugo (Marcello Novaes) são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean (Thales Cavalcanti), que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade.

 

Novembro: Cinema Internacional

06 de novembro – 19h30
Últimas Conversas
Dir. Eduardo Coutinho. Sinopse: Brasil. O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro. Últimas Conversas, o último trabalho que dirigiu antes de ser assassinado pelo próprio filho, em 2014, faz uma leitura da juventude atual. Em diversos momentos de sua obra derradeira o diretor expressa o grande desejo de realizar um documentário com crianças.

07 de novembro – 19h30
O Conto da Princesa Kaguya
Dir. Isao Takahata. Sinopse: Japão. Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho. Mas terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

08 de novembro – 19h30
Nostalgia da Luz
Dir. Patrício Gusmán. Sinopse: França, Chile, Espanha, Alemanha, EUA. No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

09 de novembro – 19h30
Tatuagem
Dir. Hilton Lacerda. Sinopse: Brasil. Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia) que recebe a visita de seu cunhado que é militar. Encantado com o universo criado pela trupe, ele logo é seduzido e engata um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes do grupo, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

10 de novembro – 19h30
La Sapienza
Dir. Eugène Green. Sinopse: França, Itália. Alexandre Schmid é um brilhante arquiteto que, atormentado pela sua falta de inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor, decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo e Lavinia, os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas.