. .

Saúde Sesc: 8 mitos e verdades sobre saúde e nutrição

nutrição Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição. Para marcar a data, listamos oito mitos e verdades sobre alimentação, saúde bucal, educação e cuidados com a saúde. Confira os esclarecimentos da Gerência de Saúde do Sesc/RS:
Dia da Saúde e Nutrição é 31 de março
  1. Não pode comer carboidratos à noite? Mito!

Os carboidratos devem estar em equilíbrio com os demais grupos alimentares em nossas refeições. O ideal é escolher carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico, ricos em fibras, que favorecem a saciedade. A refeição noturna deve ser leve, composta por todos os macronutrientes.

  1. Escova dental com cerdas duras não limpa melhor? Verdade!
    Escovas com cerdas duras são potencialmente lesivas à saúde gengival, em decorrência do trauma aos tecidos de sustentação do dente. A limpeza dos dentes está diretamente relacionada à destreza manual e às técnicas de higiene bucal empregadas (tipo de escova dental, fio dental, uso de colutórios, etc).
  2. Só idosos tem AVC? Mito! 
    A doença não afeta exclusivamente pessoas idosas, apesar de ser mais comum em quem tem acima de 55 anos. Os cinco principais sinais de que se está tendo um AVC são: fraqueza de um lado do corpo, dormência de um lado do corpo, perda de visão súbita, dificuldade para falar e forte tontura. Uma boa dieta, associada com exercícios físicos, o controle da pressão arterial, da glicemia, do colesterol e triglicerídeos é uma forma de prevenção.

  3. Alimentos diet não engordam? Mito!

Alimentos diet são aqueles que têm alguma substituição de nutriente em sua composição, com objetivo de atender um público-alvo, com determinada restrição alimentar. No chocolate diet, por exemplo, o açúcar é substituído por adoçante, entretanto a gordura permanece presente, conferindo calorias e devendo ser comido com moderação.

Usar grande quantidade de creme dental limpa melhor os dentes? Mito!
O que promove a limpeza efetiva dos dentes é a escova. O uso de grande quantidade de creme dental atrapalha a correta escovação. O ideal é utilizar uma quantidade de creme dental semelhante ao tamanho de uma ervilha, pois dessa forma os dentes serão protegidos pela ação do flúor contido no creme dental e a escovação será facilitada.

  1. Dentes de leite possuem raiz? Verdade!
    Os dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite, em virtude da sua coloração mais clara quando comparada aos dentes permanentes, possuem raízes assim como os dentes que os substituirão. Estas raízes são fundamentais no processo de indicar a cronologia correta da troca dos dentes, contribuindo na manutenção dos espaços necessários que serão ocupados pelos dentes permanentes.
  2. Alimento integral não engorda? Mito!

Alimentos integrais têm calorias e, por vezes, até mais calorias do que os alimentos refinados. A diferença está na quantidade de fibras alimentares e vitaminas que tornam o alimento mais saudável, com menor índice glicêmico e promovem a saciedade por mais tempo, favorecendo o controle de peso, desde que ingeridos com moderação.

  1. Nem todos os óculos escuros protegem os olhos dos raios solares? Verdade!
    Não são todas as lentes escuras que protegem os olhos dos raios solares. Aliás, boa parte dos óculos de sol apenas ameniza o desconforto causado pela claridade e deixa passar radiação ultravioleta, que pode, ao longo do tempo, prejudicar estruturas dos olhos e, consequentemente, a visão. Dessa forma, para evitar esse risco, o ideal é sempre adquirir óculos escuros que possuam certificação de proteção contra raios ultravioleta.