Cerca de 2,5 mil pessoas já foram capacitadas pelo Prato para Todos
Entidades sociais receberam o certificado pela participação nas oficinas de aproveitamento integral de alimentos, nesta quinta-feira (01/06), no Palácio PiratiniDesenvolvido desde 2015, o Programa Prato para Todos já capacitou 2,5 mil pessoas. Nesta quinta-feira (01/06), no Palácio Piratini, centenas de pessoas receberam o certificado de participação nas oficinas de aproveitamento integral de alimentos. Iniciativa do Governo do Estado, idealizada pelas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e parcerias do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Seven Boys, o Programa conta com oficinas ministradas pelas nutricionistas do Mesa Brasil, no ônibus-escola da Ceasa.
Beneficiando mensalmente cerca de 51 mil pessoas assistidas pelas entidades sociais cadastradas, a Ceasa conta com monitoramento sistemático destas creches comunitárias, instituições filantrópicas e asilos, que além de receberem a doação de alimentos, também participam de capacitações. O ônibus-escola do Prato para Todos percorre estes locais, oferecendo oficinas sobre como aproveitar frutas e legumes integralmente no preparo de várias receitas. “Atos de cidadania dão mostras que ainda há um Rio Grande que dá certo. Vemos isso muito presente no Prato para Todos. É preciso que hoje tenham oportunidades para que as pessoas façam o devido aproveitamento dos alimentos e com este Programa, e o auxílio direto do Sesc, temos conseguido fazer”, disse José Ivo Sartori, governador do Estado.
Segundo Ernesto Teixeira, presidente da Ceasa, o Prato para Todos tem atingido todos os objetivos a que se propôs desde sua concepção. Quando idealizado o Programa, as oficinas foram pensadas a partir da necessidade de combater o desperdício de alimentos. “Estes certificados, entregues aqui, representam o conhecimento adquirido por cada um dos participantes nas oficinas. E conhecimento é algo que se leva para a vida toda”, lembrou o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva. Estima-se que no Brasil se desperdice mais de 30% do alimento produzido. Os participantes das oficinas aprendem receitas de pratos e sucos que utilizam partes não convencionais dos alimentos, como cascas, ramas, folhas, entre outras que normalmente vão para a lata do lixo.
As oficinas ministradas pelas nutricionistas do Mesa Brasil Sesc, do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, ocorrem dentro do ônibus-escola da Ceasa/RS, com capacidade para até 25 pessoas, que foi equipado com uma cozinha industrial e sistemas de som e ar-condicionado para que possam ser oferecidas com conforto e qualidade. Já foram capacitadas mais de 2500 pessoas desde o lançamento do programa em outubro de 2015.
A solenidade de entrega dos certificados das capacitações do Prato para Todos, realizada no Palácio Piratini, contou com a presença de autoridades, imprensa e representantes das entidades sociais cadastradas junto à Ceasa. Logo após a cerimônia, houve a visitação ao ônibus-escola e dezenas de crianças participaram de lanche nutritivo.