Confira dicas para seguir o pelotão no ciclismo e otimizar suas provas no triathlon
No triathlon, o ciclismo representa mais do que pedalar até alcançar o fim da etapa. Se não houver preparo e planejamento, o triatleta pode terminar esgotado e queimar sua corrida, mesmo nas provas com vácuo, como as do circuito SESC. Por isso, as técnicas de pelotão são bem-vindas.
Pelotão é um grupo de ciclistas que se desloca em conjunto, a fim de reduzir o desgaste que representa enfrentar a resistência do ar quando se pedala só. Para não prejudicar a si mesmo e ao grupo, é preciso algum conhecimento e preparo, não só para a eficiência da prova, mas principalmente pela segurança de todos.
Um triatleta apenas adquire experiência em pelotões quando começa a participar de grupos de pedal. Isso a ajuda a desenvolver habilidades importantes como: tempos de parada e aceleração em cada situação do percurso, desvio de obstáculos, comer e beber com apenas uma mão, manter o ritmo, estratégias de ataque, entre outros.
Esse tipo de formação traz economia de energia aos ciclistas, especialmente em grandes velocidades. Uma questão bastante controversa que aparece em função da formação de pelotões é o vácuo, comumente chamado de “andar na roda”. O vácuo seria tirar vantagem ficando atrás da roda do ciclista a sua frente ou lateral, que corta o vento com isso se fazendo menos esforço. Essa “técnica” do menor esforço é permitida em provas da ITU de Triathlon Olímpico e em algumas provas de menor distância. Já em outras competições como o Ironman, o vácuo sofre penalidade de acréscimo de minutos ou parada durante a prova.
Assim, em disputas onde é permitido andar no vácuo, é preciso ter consciência de algumas regras importantes para estar em pelotões:
• Você não está sozinho. Um movimento brusco pode gerar um grave acidente entre as pessoas que estão atrás. Se for preciso sair da linha, avise sempre!
• Aprenda a se movimentar junto com o fluxo. Você logo perceberá que existe uma dinâmica dentro do grupo e estará apto a se posicionar dentro do pelotão. Uma vez decidido onde se posicionará, deve seguir sua decisão e ser previsível para os demais.
• Esteja preparado para frear. Segure no STI (manete onde se encontram as alavancas para troca de marchas e freio) de sua bike e não ande no clip (peça que permite o apoio do cotovelo, fica presa no guidão) enquanto estiver no meio do pelotão.
• Revezar a dianteira do pelotão é uma prática educada, pois ajuda no esforço do grupo para cortar o vento, mas depende de experiência para não alterar o ritmo. Além disso, em uma prova, pode ser a chance de se chegar à segunda transição com uma vantagem sobre quem não está em seu pelotão. Para economizar energia, melhorando a aerodinâmica, esse é o único momento que você deve (e pode, pelos regulamentos) pedalar clipado.
• Fique mais próximo da dianteira do grupo (se tiver condição para isso), pois existe o risco de queda nas curvas e se algum atleta à sua frente perder o controle, haverá grande chance de te atingir. O ideal é manter uma tangente não muito aberta, mas também não muito fechada nas curvas, além de não frear longe delas. Quem fica inseguro em curvas, se mantenha mais próximo do final do pelotão.
• A comunicação é essencial. Avise sobre buracos, perigos e antecipe se precisar frear. Os alertas são importantes para a segurança de todos, além de ser uma questão ética.
• Cuidado com o vácuo. Esteja atento à movimentação de quem está à frente e mantenha uma distância de, pelo menos, dois palmos, para que tenha tempo suficiente de reação se alguma coisa sair do controle. Para aproveitar o vácuo, nas provas onde isso é permitido, você não precisa andar colado a quem pedala na sua frente. Uma linha de ciclistas encaixados pode gerar um perigoso efeito dominó.
• Não tire o olho da estrada. Treine coisas como pegar a garrafinha ou tirar alguma coisa do bolso sem olhar, porque quando você desvia a atenção do percurso tem grande chance de sair da linha. Também evite bate-papo no final do pelotão, mesmo sendo uma zona mais segura. Mantenha o foco.
• Antecipe as condições da prova. As movimentações de prova devem ser previstas nos treinos, o que fortalece a importância dos grupos de pedal. Se você está pedalando em um dia com muito vento ou em um percurso mais complicado, esteja atento aos ciclistas da dianteira, porque deles também depende a velocidade. Quando o pelotão muda a direção, às vezes alguns ciclistas menos experientes sobram e perdem o ritmo.
• Saiba sobrar. Respeite seu condicionamento se não aguentar o ritmo. Nesse caso, permaneça em linha reta enquanto outros ultrapassam.
• Para beber água, comer ou fazer qualquer outra coisa que possa influenciar na velocidade/linha durante a prova, vá para o fundo do pelotão.
• Aproveite o fim das subidas, onde a velocidade tende a ser menor, para se hidratar. Nas descidas fortes, cuidado com a distância segura dos atletas à sua volta e atenção na pista.
• Educação e cordialidade devem estar sempre acima dos níveis de adrenalina da prova. Não grite o tempo todo e mantenha o espírito esportivo.