. .

Sesc/RS aplica provas de avaliação em larga escala nas escolas de Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria

É a primeira vez que as Escolas Sesc de Ensino Fundamental no Estado passam pelo teste. Mais de 160 estudantes participarão
Imagem: Julia Kobe

O Sesc/RS aplica, nesta semana, provas de avaliação em larga escala nas três escolas de Ensino Fundamental da entidade no Estado. Mais de 160 estudantes dos terceiros, quartos e quintos anos do Ensino Fundamental de Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria irão participar do teste, que começou a ser aplicado nesta segunda-feira, 14 de abril. É a primeira vez que a avaliação é realizada nas Escolas Sesc de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul, em consonância com as diretrizes da Rede Sesc Brasil de Educação. As provas foram organizadas pela plataforma de soluções educacionais do Departamento Nacional do Sesc e seguem nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 15, 16 e 17.

“A avaliação de larga escala é uma metodologia valorativa e diagnóstica, que não tem o objetivo de avaliar o estudante individualmente, mas sim produzir indicadores educacionais para aferir a qualidade e a eficiência do processo educativo como um todo”, explica a Gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch. Os exercícios avaliativos contemplam as quatro áreas de conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas – e são acompanhados integralmente pela equipe técnica da Gerência de Educação do Sesc/RS.

Conforme Regina, a plataforma com os resultados permitirá a emissão de relatórios personalizados, com diversas possibilidades de estratificação, os quais fornecerão ao Sesc/RS informações valiosas para qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. “Os dados coletados possibilitarão a oferta de trilhas de aprendizagem adaptadas às necessidades de cada escola, respeitando as particularidades locais e as características de cada corpo discente”, aponta.

Sobre o Ensino Fundamental do Sesc – Inaugurado em 2021, o Ensino Fundamental do Sesc/RS está presente, atualmente, em três municípios: Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Atendendo a mais de 300 estudantes, o projeto está baseado nos princípios da cidadania, da autonomia e do protagonismo estudantil. Como diferenciais, as escolas oferecem gratuitamente uniforme completo e lanche, além de aulas especializadas e tecnologias educacionais inovadoras, possibilitando o equilíbrio entre uma educação moderna e humanizadora.