Sesc Farroupilha promoveu encontro com escritores no projeto Arte da Palavra
Atividade ocorreu no dia 05/04 com o goiano Mazinho Souza e a mato-grossense Stéfanie SandeNa última terça-feira, dia 05 de abril, o Sesc Farroupilha recebeu os escritores Mazinho Souza, de Goiás, e Stéfanie Sande, do Mato Grosso, para um bate-papo no projeto Arte da Palavra, uma iniciativa nacional do Sesc que promove intercâmbios literários em todos os estados do Brasil. Em um encontro voltado a alunos, professores da rede pública de ensino e comunidade em geral, os autores conversaram sobre suas carreiras, obras e a produção literária, com o propósito de incentivar o gosto e identificação pela leitura e a escrita entre os jovens.
Mazinho Souza começou a escrever poesia aos doze anos. Em 2014, fundou o selo literário Goiânia Clandestina com o intuito de descobrir e publicar novos e novas poetas da sua região. Ele também atua como arte educador, e desenvolve em escolas um projeto de escrita criativa teórico-prática, que busca refletir sobre a escrita como uma arte de autoconhecimento. Já Stéfanie Sande é mestre e doutora em escrita criativa, vencedora do Prêmio Mato Grosso de Literatura com seu primeiro romance, “O último verso”, escrito em 2015. Sua quarta obra, “Café Majestic”, fez dela a primeira autora cuiabana a ser publicada pela Companhia das Letras, o maior grupo editorial do Brasil.
Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.