Mais de mil pessoas idosas participam do Programa Sesc Maturidade Ativa em Porto Alegre
Iniciativa tem o objetivo de promover um envelhecimento mais ativo, saudável e felizVoltado a promover um envelhecimento mais ativo, saudável e feliz, o Programa Sesc Maturidade Ativa possui mais de vinte anos de atuação e dezenas de grupos espalhados pelo Rio Grande do Sul. Eles se reúnem sistematicamente para encontros de integração, passeios, ações solidárias e de saúde, e oficinas esportivas e culturais – a maioria de forma totalmente gratuita. Somente em Porto Alegre, cerca de 1 mil pessoas idosas fazem parte do projeto, espalhadas em sete grupos: Azenha, Alberto Bins, 4º Distrito, Protásio Alves, Santa Rosa de Lima, Shopping Total e Teresópolis. “O Programa Maturidade Ativa é sobre valorizar o papel da pessoa idosa na sociedade, através de trocas, aprendizados, conexões e muito movimento para estimular a saúde, a cultura e a qualidade de vida deste público”, comenta a coordenadora do Trabalho Social com Idosos do Sesc/RS, Michele Bittencourt.
Os responsáveis pelos grupos da Capital Gaúcha se reuniram nesta semana para definir o calendário de atividades deste semestre. Após o recesso de verão, os participantes voltarão a se reunir em março. Entre as agendas especiais já definidas estarão a participação na Corrida do Aniversário de Porto Alegre, na modalidade de caminhada, ações no Dia Mundial da Saúde em abril, uma “super sessão de cinema” no Shopping Total em maio, atividade pelo Dia do Desafio 2025, mobilização contra a violência a pessoas idosas no “Junho Violeta”, e uma atividade teatral pelo Dia dos Avós, em julho. As ações somam-se a atividades sistemáticas como ginástica, esportes adaptados a idosos, oficinas de teatro, entre outras, que são realizadas semanalmente pelos participantes.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.