. .

Concerto de encerramento do 13º Festival Internacional Sesc de Música vai celebrar a beleza e diversidade da música de concerto

Apresentação ocorrerá no Largo do Mercado Público, em Pelotas, com a expectativa de reunir milhares de pessoas
Foto: Paulo Rossi

Coroando uma programação de 63 apresentações artísticas gratuitas, além de cursos de especialização musical com professores de renome mundial, o 13º Festival Internacional Sesc de Música chega ao fim nesta sexta-feira, 31 de janeiro, com um concerto especial no Largo do Mercado Público. Mais de 4 mil pessoas são aguardadas para a apresentação, que tem início às 20h30, contando com o talento da Orquestra Acadêmica formada por alunos do Festival acompanhados do Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música. A atração tem o objetivo de celebrar a beleza e diversidade da música de concerto com um programa de obras de compositores imortais como Borodin, Verdi, Tchaikovsky, Ravel e o brasileiro Ernani Aguiar. A regência será do maestro Evandro Matté, também diretor artístico do Festival.

“O concerto de encerramento traz um repertório que transita entre o drama, a elegância e a exuberância. Cada peça será uma experiência única, refletindo a culminância do aprendizado e da dedicação desses músicos de diversas partes do Continente que estão em Pelotas para se desenvolver através do evento”, comenta o coordenador de Música e Audiovisual do Sesc/RS, Anderson Mueller. “Não haveria melhor maneira de encerrar com chave de ouro esta edição tão especial, que fez Pelotas pulsar música ao longo de doze dias”, completa.

Até o concerto final, diversas outras atrações estão previstas na programação da edição. Nesta quarta-feira, 29, o destaque é para a apresentação da Orquestra Jovem Sesc Brasil, que reúne jovens músicos do projeto social Orquestras Jovens Sesc de dez estados do País, no Theatro Guarany. Na quinta, 30, tem concerto do Grupo de Choro do Festival na Paróquia Amor Divino e da Banda Sinfônica Acadêmica no Guarany. A agenda completa conta com diversos recitais e outras apresentações e pode ser conferida a seguir.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música – Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. No eixo educativo do evento, estão classes de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro para estudantes e profissionais da música. Já no sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 13º Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio da Ecosul – Ecorodovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo de UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave, RodOil e Bibliotheca Pelotense.