Encontro anual da rede do Programa Sesc Envolva-se celebra resultados em Porto Alegre
Resultados foram apresentados para empresas doadoras, organizações sociais, artesãos e parceiros do projeto, que tem foco na sustentabilidade, geração de renda e ações educativasNesta quinta-feira, 19 de dezembro, o Programa Sesc Envolva-se, coordenado no Rio Grande do Sul pelo Sesc Comunidade, realizou seu encontro anual da rede de solidariedade. O evento aconteceu na sede do Cibai Migrações, em Porto Alegre, e reuniu empresas doadoras, organizações sociais, grupos de artesãos e parceiros que integram o projeto. Durante a programação, foram apresentados resultados expressivos do programa em 2024, além de uma apresentação do Grupo Maculelê do Quilombo dos Machados, um bate-papo com alunas do Cibai e a exposição de produtos artesanais sustentáveis confeccionados em cursos e oficinas promovidos pelo programa.
Em 2024, 45 empresas contribuíram com a doação de resíduos têxteis, que totalizaram 44 toneladas coletadas e redistribuídas. Essa iniciativa não apenas gerou oportunidades de renda para 121 organizações sociais, artesãos e grupos de produção, mas também trouxe impacto ambiental positivo ao reduzir o envio de resíduos a aterros sanitários e incineração, minimizando a contaminação do solo e seus efeitos na saúde da população. Ao longo do ano, foram realizados 52 cursos, palestras e oficinas, que capacitaram 2.252 pessoas em diferentes comunidades. Essas ações educativas beneficiaram populações em situações de vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade em casas prisionais da Susepe, migrantes atendidos pela Cibai Migrações e vítimas das enchentes acolhidas pela Casa Violeta e pelos Centros Humanitários de Acolhimento. Além disso, o programa organizou quatro feiras com foco em geração de renda, fortalecendo a conexão entre produtores e consumidores.
“Me honra participar desse Sistema. O Envolva-se é um braço importantíssimo. Como empresária, eu gero muitos resíduos e tendo este braço que é o Envolva-se podemos enviar o que seria ‘sobra’ com vários comprometimentos. Por aqui eu cumpro meu papel social, cuidando o ambiente, desenvolvendo pessoas, aprimorando humanos que podem ter outra visão de futuro. E todas essas ações só são possíveis porque temos essa rede com a contribuição dos empresários que compõem o Sistema Fecomércio”, destacou Maria Tereza Menegotto, diretora administrativa e representante da Fecomércio-RS.
Rodenei Sierpinski, diretor do Cibai Migrações, reforçou a importância do trabalho em equipe: “Essa é uma aliança da professora que foi formada e agora está formando, a aluna que aprendeu e agora está sendo autônoma e os benfeitores e benfeitoras que estão ajudando e apoiando. Então a riqueza deste trabalho em rede demonstra que nós juntos somos mais fortes”.
Com foco na sustentabilidade, geração de renda e ações educativas, o Envolva-se capacita organizações e pessoas a partir de princípios de moda sustentável. O projeto transforma resíduos têxteis doados por empresas em matéria-prima para a confecção de novos produtos.
Sobre o Sesc/RS – Com 78 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS promove o bem-estar social dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. Suas iniciativas alcançam as 497 cidades do Estado, oferecendo atividades sistemáticas em áreas como saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.