. .

Alunos da EAD EJA do Sesc São Leopoldo apresentaram trabalhos do Projeto Integrador 2024

Obras desenvolvidas pelas turmas trabalharam temas estudados em sala de aula

Na noite da última terça-feira, dia 26 de novembro, no auditório do Colégio São Luís, em São Leopoldo, estudantes das três etapas da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc São Leopoldo apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Projeto Integrador durante o primeiro semestre de 2024. Eles abordaram temas estudados pelas turmas em sala de aula, como saúde mental e violência. A supervisão pedagógica dos projetos ficou por conta dos educadores Carla Momberger e Silvio Nei da Silva Machado.

Os alunos da Etapa III apresentaram o documentário intitulado “Marcas de Maio”, com entrevistas realizadas pelos estudantes com pessoas atingidas pelas enchentes, além de voluntários e pessoas que atuaram nos resgates dos desabrigados. O filme de 30 minutos teve como objetivo mostrar como estas pessoas se encontram atualmente e quais as sequelas emocionais que permanecem. Durante o semestre letivo, dentre as atividades de pesquisa sobre temas como transtorno do estresse pós-traumático, os alunos estudaram técnicas de filmagem com o celular e elaboraram um questionário que foi aplicado durante as entrevistas.

O tema abordado pela Etapa II foi a violência contra a mulher. Por meio da linguagem teatral, e tendo como base da peça a música “Camila, Camila” do grupo gaúcho Nenhum de Nós, as estudantes abordaram a temática, encenando, no palco, situações do cotidiano de mulheres que enfrentam situações de violência. Trechos da letra da música também foram encenados e, ao final da peça, as alunas rasgaram cartazes com frases como “a culpa foi minha”, “ele vai parar”, “foi só uma vez”. Durante as aulas do semestre, a turma contou com palestras e debates sobre a violência contra a mulher.

A etapa I finalizou a noite abordando, também por meio da linguagem teatral, os benefícios das atividades físicas para a saúde mental. Na peça, foi contada a história de uma personagem que, passando por uma situação de depressão, é aconselhada por uma psicóloga a realizar atividades físicas. Durante o semestre letivo, a turma pôde desenvolver o tema em sala de aula, contando, inclusive, com uma atividade prática e uma palestra proporcionada pela instrutora da academia do Sesc São Leopoldo, Bruna Timm.

EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.