. .

Espetáculos fluminenses compõem a programação do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre

Duas do Estado integram programação, que marca a retomada de grandes eventos culturais na cidade após as enchentes
Leci Brandão (Foto: Alberto Mauricio)

Com teatro, dança, música, circo e muito mais, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre está chegando. Tradicionalmente realizado em maio, a edição marca a retomada dos grandes eventos culturais na Capital Gaúcha após as enchentes e ocupará nove teatros e centros culturais pela cidade, além de parques e praças e de sessões em Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana. A programação, que ocorre de 31 de outubro a 14 de novembro, conta com dois espetáculos fluminenses entre as 41 atrações que contemplam a programação, trazendo a representatividade da cultura do Rio de Janeiro para o público gaúcho.

Um dos destaques é o grande nome de Sandra Sá, uma das vozes mais poderosas da música brasileira. No dia 14 de novembro, no emblemático Theatro São Pedro, ela apresenta um show com repertório que transita entre MPB, soul, samba e funk, incluindo clássicos como “Olhos Coloridos” e “Vale Tudo”. A apresentação conta, ainda, com a participação especial da bateria da tradicional escola de samba gaúcha Bambas da Orgia. Por fim, o festival homenageia a trajetória de Leci Brandão com o musical Leci Brandão: Na Palma da Mão, que será encenado em três cidades gaúchas, Porto Alegre, Canoas e Gravataí. O espetáculo, da Lapilar Produções Artísticas, narra a história da cantora, compositora e política, intercalada por sucessos que marcaram sua carreira, como “Zé do Caroço”, referências à relação com a escola de samba Mangueira e sua atuação política.

O 18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre conta com espetáculos de todas as regiões do país, incluindo apresentações do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Os ingressos já estão disponíveis nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros.

Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre – Após 17 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte.

Espetáculos fluminenses - 18º Palco Giratório Sesc

Data: 14/11/2024

Local: Rio Grande do Sul

Leci Brandão: Na Palma da Mão

Lapilar Produções Artísticas (RJ)

A trajetória de uma das maiores artistas brasileiras, Leci Brandão, é contada em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci, e um de seus grandes aliados nessa trajetória, Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como “Isso é fundo de quintal” e “Zé do Caroço”.

Data: 07/11

Horário: 19h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Data: 12/11

Horário: 21h

Local: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro)

Data: 14/11

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241)

Classificação etária: 14 anos

Duração: 80 minutos

Gênero: Musical

Ficha Técnica:

Texto: Leonardo Bruno

Adaptação dramatúrgica: Lorena Lima, Luiz Antonio Pilar e Luiza Loroza

Direção: Luiz Antonio Pilar, Sergio Kauffmann, Tay O’Hanna e Verônica Bonfim

Direção musical: Arifan Júnior

Direção de produção: Bruno Mariozz

Assistente de direção: Lorena Lima

Direção de movimento: Luiza Loroza

Figurino: Rute Alves

Cenografia: Lorena Lima

Iluminação: Daniela Sanchez

Violão, clarinete e agogô: Matheus Camará

Cuíca, tantan, surdo, caixa, tamborim, congas e efeitos: Pedro Ivo

Violão, cavaquinho e xequerê: Rodrigo Pirikito

Pandeiro, atabaque, congas, repique de anel, repinique e efeitos: Thainara Castro

Preparador vocal: Pedro Lima

Sandra Sá – Ao Vivo

Sandra Sá & Banda (RJ), com participação especial da bateria da Escola de Samba Bambas da Orgia (RS)

Dona de uma personalidade marcante e um timbre de voz singular, Sandra Sá interpretou canções que se tornaram verdadeiros hits da nossa música e que não só fazem parte da sua identidade como também contam um pouco da realidade vivida, com uma visão alegre e otimista. O show que toca todos os ritmos – MPB, Soul, do Samba ao Funk – foi criado e dirigido por Sandra Sá. A cantora desfila com clássicos do seu repertório, como “Retratos e Canções”, “Vale Tudo”, “Joga Fora”, “Bye bye tristeza” e “Olhos Coloridos”.

Data: 14/11

Horário: 21h

Local: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro)

Classificação etária: 12 anos

Duração: 60 minutos

Gênero: Música

Ficha Técnica:

Guitarra: Antonio Carlos

Percussão: Anderson Barbosa

Baterista: Jordan Barbosa

Baixista: Misael Bonifácio

Tecladista: Mauricio Araújo

 

Assessoria de imprensa

Moglia Comunicação – sesc@moglia.com.br

Jéssica Mello – (51) 99546-6464

Denis Machado – (51) 99665-3484

Luis Henrique Cunha – (51) 99472-9559

Eduardo Lesina – (51) 99769-2379