Gravataí recebe oficina de criação literária com escritor pernambucano Eron Villar
Parte do projeto Arte da Palavra do Sesc, atividade acontece gratuitamente entre os dias 23 e 27/09Entre os dias 23 e 27 de setembro, Gravataí recebe uma oficina de criação literária gratuita para alunos das escolas do município. A atividade será realizada pelo diretor, dramaturgo, escritor e pesquisador de histórias em quadrinhos Eron Villar. Promovida pelo Sesc, a atividade faz parte do Circuito de Criação Literária do projeto Arte da Palavra e acontecerá na EMEF Osório Ramos Corrêa (R. Camboim, 110), sempre a partir das 14h. Além de inspirar jovens talentos, a qualificação busca impulsionar a literatura no ambiente escolar e proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender diretamente com um dos maiores nomes da cena literária e artística contemporânea.
Com 28 anos de carreira, o autor pernambucano tem vasta trajetória nas artes, com reconhecimento, principalmente, por suas contribuições na literatura e nos quadrinhos. Entre suas obras mais notáveis estão os livros de poesia Lua, Olhos Negros e Serpentes (2012), lançado em Portugal, Ritos Amor & Morte (2020), e o livro de contos Desencontos (2014); a série A Noiva (2017/2018), que retrata poeticamente a Revolução Pernambucana de 1817, a HQ sci-fi futurista Reconnectos (2017) e a série sci-fi Cérebro (2018). Villar também é fundador da editora VillaLux, com a qual já coordenou diversas edições de suas HQs e livros, além de ministrar oficinas e cursos sobre quadrinhos e decolonialidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3497-6118 ou WhatsApp (51) 3497-6263.
Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
Oficina de criação literária, com Eron Villar (PE)
Data: 27/09/2024
Local: EMEF Osório Ramos Corrêa (R. Camboim, 110)
De 23 a 27/09
Horário: 14h