. .

Sonora Brasil Sesc promoveu show gratuito da dupla Fernando César e Tiago Tunes em Alegrete

Espetáculo aconteceu no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, às 20h, enaltecendo a cultura do choro brasiliense

No dia 22 de agosto, a mostra Sonora Brasil Sesc promoveu espetáculo da dupla Fernando César e Tiago Tunes, do Distrito Federal, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100), em Alegrete. Com início às 20h, a apresentação teve entrada franca e contou com mais de 150 pessoas presentes.

O show uniu o violonista de 7 cordas, arranjador e compositor Fernando César, formado na cena do choro brasiliense, e Tiago Tunes, bandolinista premiado nas categorias de melhor arranjo e melhor música instrumental no Festival de Música da Rádio Nacional FM, com a composição “Estação do Choro”.

Com a temática “Encontros, tempos e territórios” e espetáculos em várias partes do País, a mostra Sonora Brasil Sesc 2024 destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, diversidade e memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes musicais. A curadoria selecionou artistas buscando representatividade das cinco regiões brasileiras. Dez duplas foram escolhidas para criar espetáculos inéditos, mostrando os diferentes movimentos da música popular brasileira. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, cinco das duplas se apresentam e a outra metade fará circuito pelos estados das regiões Norte e Nordeste. Ao todo, serão 34 festivais, com mais de 200 shows em 59 cidades do Brasil.

No Rio Grande do Sul, além de Alegrete, 13 cidades receberam apresentações do projeto entre os dias 15 de agosto e 12 de novembro. São elas: Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Rosa e Santo Ângelo.

Sobre o Sonora Brasil – O projeto cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País. Promovido pelo Sesc nacionalmente, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito que, a cada biênio, aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.