. .

23º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura reuniu centenas de educadores em Alegrete

Evento foi realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura

Com o tema “Diálogos para uma educação humanizadora: Acolher e transformar”, o 23º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura levou mais de 600 pessoas ao CTG Aconchego dos Caranchos, em Alegrete, nesta semana. Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento contou com palestrantes de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Caxias do Sul, Alegrete, São Paulo e Montevidéu, no Uruguai.

O Seminário ocorreu entre terça e quinta-feira, 23 e 25 de julho. TEA e inclusão escolar, saúde mental dos professores, desafios da educação na contemporaneidade, BNCC, criatividade, inovação e culturas letradas foram alguns dos temas abordados nas palestras principais. Em atividades simultâneas, abordagens relacionadas à educação no campo, alfabetização, literatura na escola e letramento digital foram destaques. Além disso, o evento contou com a Mostra Diálogos, momento em que professores da rede municipal de Alegrete apresentaram projetos pedagógicos. As atividades contaram com tradução em Libras, através da empresa Comli – Comunicação em Libras.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.