. .

Sesc Ijuí promove rodas de conversa sobre violência contra a pessoa idosa com alunos da Escola Ruizinho

Atividades são realizadas com apoio da Prefeitura e da Unimed Noroeste

Nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de junho, o Programa Sesc Maturidade Ativa de Ijuí promove duas rodas de conversa em alusão ao Junho Violeta, campanha de combate à violência contra as pessoas idosas. As atividades acontecem na Escola Estadual Rui Barbosa – Ruizinho (Rua Benjamin Constant, 650) envolvendo alunos do 4º e 5º ano e especialistas ligados ao tema: a assistente social Jenifer Priscila Gonçalves Martins, a pedagoga e facilitadora do grupo da Maturidade Ativa, Daiane Moura da Silva, a assistente social do setor de medicina preventiva da Unimed Noroeste, Tatiele Camargo, e a enfermeira da medicina preventiva da Unimed Noroeste, Julia Feldens Silva.

“Em complemento às atividades realizadas com os idosos no Sesc Maturidade Ativa, entendemos que trabalhar essa conscientização com os pequenos que convivem diariamente com avós e familiares mais velhos, será de extrema importância. Afinal, o Junho Violeta não trata apenas de violências físicas, mas diversas outras, como abandono, violências psicológicas e patrimoniais, e é preciso um olhar diferenciado para isso”, explica a facilitadora Daiane Moura da Silva. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Unimed Noroeste.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.