. .

Cantor lírico de Cruz Alta estará no 12º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

Tiago Pimentel Oliveira integrará a turma dos professores Flávio Leite e Eiko Senda
Crédito: Paulo Rossi

Entre os dias 15 e 26 de janeiro, o cantor lírico Tiago Pimentel Oliveira, de Cruz Alta, participará do 12º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. O jovem é um dos cerca de 400 alunos que se reunirão para aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas em um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. A turma de canto lírico é comandada pela professora japonesa Eiko Senda e pelo brasileiro Flávio Leite, ambos renomados mundialmente. Além do curso, Tiago se juntará aos outros 19 estudantes do gênero para o espetáculo “Gala Lírico”, que será apresentado no dia 23, às 20h30, no Theatro Guarany (Rua Lôbo da Costa, 849).

No palco, os cantores interpretarão um programa com árias, duetos e conjuntos de óperas distintas, acompanhados pelo piano. “É sempre emocionante ver  a entrega dos alunos no Gala Lírico. Não apenas ouvimos a música, podemos senti-la”, ressalta o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

Com direção artística do maestro Evandro Matté, o 12º Festival Internacional Sesc de Música conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades, cujos currículos podem ser conferidos no site www.sesc-rs.com.br/festival,  participam do eixo Pedagógico do evento para as aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho).

Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o espetáculo final, nesta edição, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica.

A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival, onde, a partir do dia 09 de janeiro, estarão disponíveis gratuitamente os ingressos para os espetáculos no Theatro Guarany, local em que também será possível retirar a entrada presencialmente, entre os dias 09 e 12/01 para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19/01 para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 09h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir adquirir os ingressos com antecedência, poderá tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

 

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.

 

12º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade.

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Programação completa: No site www.sesc-rs.com.br/festival

*Sujeita a alterações