. .

Artistas de Caxias do Sul e Garibaldi se apresentam na 8ª edição do maior festival circense do Estado

Sesc Circo 2023 acontece em Camaquã, de 21 a 26 de novembro
Espetáculo Circolando por aí. Crédito: Willian Santos

A Serra Gaúcha estará representada no maior festival circense do Estado. A Cia Espicula, de Caxias do Sul, Rafael Schizzi, de Garibaldi, e Odelta Simonetti, que reside em Caxias, estarão com espetáculos no 8º Sesc Circo, que acontece de 21 a 26 de novembro em Camaquã, na região Centro-Sul. Ao todo, serão 28 sessões totalmente gratuitas de 15 atrações com artistas consagrados no País e no exterior, que representam cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do Sesc Dramaturgias.

A Cia Espicula apresentará o número “Circolando por aí” em quatro sessões, três delas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental e uma no Largo onde estará instalada a Lona Sesc Circo, na “Prainha”. O número é inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça com acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e gag’s clássicas da palhaçaria por meio dos personagens Pulguita e Timbico.

Já Odelta Simonetti, artista já agraciada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, leva dois de seus trabalhos ao Centro-Sul do Estado no dia 23 de novembro, ambos na Lona do evento. Pela manhã, será a vez de “A Espera”, que usa a linguagem da palhaçaria sob uma ótica feminina, relendo gags clássicas e criando novas, utilizando elementos como música ao vivo, trilha sonora original, mágica e interação com a plateia. Já em “O Circo da Rarley”, à noite, Odelta vive Rarley Davidson, uma palhaça “hardcore” assistente de circo que sonha participar de grandes atrações. Buscando alcançar este objetivo, ela divide com o público talentos e alegrias, com muitas gags.

“O circo sem teto da lona furada meu” será apresentado em duas ocasiões, dias 25 e 26, por Rafael Schizzi. No Largo da Lona, o ator, palhaço, iluminador e cenógrafo interpretará o Palhaço Pitoresco que, através das artes circenses, apresenta um caminho lúdico de conexão entre arte e público, unindo-os em um único objetivo: o amor. O artista também é membro do Grupo Teatral Hora Vaga e do Médicos do Sorriso, que atua em hospitais.

A 8ª edição do Sesc Circo é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com a Prefeitura de Camaquã. A programação completa pode ser consultada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. As atrações demandam a reserva prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou em qualquer Unidade Sesc/RS. Escolas ou grupos que se interessarem por agendar a participação podem fazer contato através do e-mail crondon@sesc-rs.com.br. Para as atividades do Largo junto à Lona não é preciso retirar ingressos, e o local contará com food trucks e praça de recreação para a comunidade ao longo de todo o festival. Essa edição marca, ainda, o lançamento da nova Revista Ato, do Sesc/RS, que analisa diferentes aspectos da arte circense e está disponível no site www.sesc-rs.com.br/revista-ato.

Sesc Circo – É um festival realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura. O evento já contou com sete edições e proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho.