. .

Com artistas de cinco estados, maior festival circense do Rio Grande do Sul acontece de 21 a 26/11

8º Sesc Circo contará com 28 apresentações totalmente gratuitas de artistas de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul
O incrível Grillo. Crédito: Eloisa Batista

Artistas de cinco estados brasileiros estarão representados no maior festival de arte circense do Rio Grande do Sul, o Sesc Circo, que acontece entre os dias 21 e 26 de novembro. O evento cultural promovido pelo Sesc/RS será realizado, pelo segundo ano consecutivo, na cidade gaúcha de Camaquã, e contará, além de profissionais gaúchos, com grupos de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Ao longo de seis dias, serão 15 atrações e 28 sessões, totalmente gratuitas, dentre apresentações de rua, shows em escolas e espetáculos no Largo e na Lona Sesc Circo, instalados na “Prainha”, um cartão-portal do Município. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do Sesc Dramaturgias.

“As atrações desta edição evocam muito do circo-teatro, do circo de tradição, e têm muito presente a figura icônica do palhaço, mas com diferentes abordagens, algumas ligadas à música, outras à emoção ou às gags clássicas, trazendo referências dos múltiplos lugares de onde estão vindo esses artistas”, comenta a coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS, Jane Schoninger, uma das responsáveis pela curadoria. O festival é parte de uma rede de eventos voltados à arte circense que são realizados pelos Departamentos Regionais do Sesc em diferentes estados, a exemplo do 7º Festival Internacional Sesc de Circo, que ocorreu em São Paulo em junho, do 8º Picadeiro Móvel do Rio de Janeiro, que ocorreu em outubro, e do 21º Festiclown, que ocorreu no Distrito Federal em agosto. “Essa rede, presente em vários estados, nos aproxima dos artistas e possibilita o intercâmbio de talentos que podem apresentar a sua arte aos mais diversos públicos. É algo que nos traz muito orgulho”, completa Jane.

Dentre os destaque da programação na cidade gaúcha, está a estreia no Rio Grande do Sul do espetáculo “Se der corda”, da companhia carioca Circo no Ato, e dois trabalhos do Circo Caramba, de São Paulo, companhia referência nacional em palhaçaria musical: “Jerônimo Show” e “Uma inusitada banda de um homem só”. Também é atração “Cabeça de Nego”, um profundo espetáculo de João Artigos, que interpreta um palhaço refletindo sobre a capacidade humana de produzir felicidade. Com quatro décadas de trajetória, Artigos foi fundador do Coletivo Criadores Circenses no Rio de Janeiro e, recentemente, interpretou Benjamin de Oliveira, um dos primeiros palhaços negros do Brasil, na novela “Amor Perfeito”, da TV Globo. No Sesc Circo, ele também ministrará dois encontros com artistas através do projeto Sesc Dramaturgias, que visa debater processos criativos num contexto afro centrado.

Outra temática que ganha destaque na edição é a palhaçaria feminina, expressa por grandes referências como Vanderleia Will, do grupo catarinense Pé de Vento Teatro, com o espetáculo “Dona Bilica e o Boi de mamão”, e a paulista Lu Lopes, com a personagem Palhaça Rubra de “O show de variedades da mesma coisa”. De Porto Alegre (RS), o grupo NIC Mulheres Palhaças, formado exclusivamente por mulheres, também é atração do festival com “Respira não Pira”.

O 8º Sesc Circo é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura de Camaquã. A programação completa pode ser consultada abaixo e, em detalhes, no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. As atrações que acontecem na Lona, na Prainha (Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto – Rua Gen. Zéca Neto, SN), demandam a reserva prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou em qualquer Unidade Sesc/RS. As atrações do Largo junto à Lona não demandam a reserva de ingresso, e o local contará com food trucks e praça de recreação para a comunidade ao longo de todo o festival.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.