. .

Escritora paulista e escritor paranaense participam de Debate Literário em Montenegro nesta sexta (27/10)

Atividade integra o projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras e acontecerá em duas escolas
Olivio Jekupe

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras promove nova ação em Montenegro nesta sexta-feira, 27 de outubro. O projeto nacional do Sesc, voltado ao incentivo à Literatura, levará à Cidade das Artes dois renomados escritores, que participarão de debates literários no Instituto de Educação São José e no Colégio Estadual A. J. Renner. Os convidados são a paulista Andréa Del Fuego e o paranaense Olívio Jekupé. O debate, que vai envolver os alunos das escolas, será mediado pela escritora Carina Luft e conta com o apoio da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira. A proposta é que os artistas estabeleçam uma troca com os jovens participantes, conversando sobre a diversidade da literatura e suas múltiplas possibilidades de leitura e escrita.

Dentre os convidados, Jekupé é escritor Guarani e ativista. Nascido em Novo Itacolomi, no Paraná, começou a escrever poesias no ano de 1984 e foi o primeiro escritor indígena brasileiro a publicar suas obras. Entre seus títulos de ficção estão “As queixadas e outros contos guaranis”, “Ekoa – Conhecendo uma Aldeia Indígena”, “A mulher que virou Urutau”, “Ajuda do Saci”, “Verá – O contador de histórias”, “Xerekó Arandu, a morte de Kretã” e “Iarandu, o cão falante”. Além desses, o autor escreveu obras de não ficção: “Literatura escrita pelos povos indígenas” e “A invasão”. Ele é presidente da Associação Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (Nearin) e um dos fundadores da Associação Guarani Nae’en Porã.

Já Andréa é escritora e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de oito livros entre contos, infantis e romance, entre eles “Os Malaquias”, vencedor do Prêmio José Saramago e publicado na Alemanha, Itália, França, Israel, Romênia, Suécia, Kuwait, Portugal e Argentina. Seu romance “As Miniaturas” também foi publicado em Portugal, na Argentina e na França. Ela ganhou o prêmio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação, com a novela “Sofia, o cobrador e o motorista” e seu mais recente romance, “A Pediatra”, teve direitos audiovisuais vendidos para a Anonymous Content. Ela também ministra oficinas de escrita literária há mais de 10 anos.

As sessões do Debate Literário acontecem na manhã e tarde: a primeira às 10h, no Instituto de Educação São José, e a segunda às 15h30, no Colégio Estadual A. J. Renner. Ambas as atividades são abertas ao público. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas junto ao Sesc Montenegro pelo telefone (51) 3649-3429 ou através do WhatsApp (51) 99416-8326.

Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Debate Literário com Andréa Del Fuego e Olívio Jekupé

Data: 27/10/2023

Local: Instituto de Educação São José (Rua Assis Brasil, 1337 – Bairro Centro) e Colégio Estadual A. J. Renner (Rua Simões Lopes Neto, s/nº - Bairro Rui Barbosa)

Horário: 10h

Local:  Instituto de Educação São José (Rua Assis Brasil, 1337 – Bairro Centro)

Horário: 15h30

Local: Colégio Estadual A. J. Renner (Rua Simões Lopes Neto, s/nº – Bairro Rui Barbosa)