Projeto Arte da Palavra terá debate literário em Canoas no dia 26/10
Autores Andréa Del Fuego (SP) e Olívio Jekupé (PR) estarão no Teatro do SescA próxima edição do projeto Arte da Palavra será realizada no Sesc Canoas, no dia 26 de outubro, com um bate-papo literário. Com mediação do poeta e escritor Henrique Veber, os autores Andréa Del Fuego (SP) e Olívio Jekupé (PR) conversam sobre a diversidade da literatura e suas múltiplas possibilidades de leitura e escrita. A atividade será às 19h30, no Teatro da Unidade (Av. Guilherme Schell, 5340) e é gratuita. A reserva do lugar pode ser feita antecipadamente pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br ou os ingressos podem ser retirados uma hora antes do encontro, na bilheteria do Teatro. Informações adicionais pelo telefone ou Whatsapp (51) 3456-2013.
Andréa é escritora e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de oito livros entre contos, infantis e romance, entre eles “Os Malaquias”, vencedor do Prêmio José Saramago e publicado na Alemanha, Itália, França, Israel, Romênia, Suécia, Kuwait, Portugal e Argentina. Seu romance “As Miniaturas” também foi publicado em Portugal, na Argentina e na França. Ganhou o prêmio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação, com a novela “Sofia, o cobrador e o motorista” e seu mais recente romance, “A Pediatra”, teve direitos audiovisuais vendidos para a Anonymous Content. Ela também ministra oficinas de escrita literária há mais de 10 anos.
Jekupé é escritor Guarani e ativista. Nascido em Novo Itacolomi, no Paraná, começou a escrever poesias no ano de 1984 e foi o primeiro escritor indígena brasileiro a publicar suas obras. Entre seus títulos de ficção estão “As queixadas e outros contos guaranis”, “Ekoa – Conhecendo uma Aldeia Indígena”, “A mulher que virou Urutau”, “Ajuda do Saci”, “Verá – O contador de histórias”, “Xerekó Arandu, a morte de Kretã” e “Iarandu, o cão falante”. Além desses, o autor escreveu obras de não ficção: “Literatura escrita pelos povos indígenas” e “A invasão”. É presidente da Associação Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (Nearin) e um dos fundadores da Associação Guarani Nae’en Porã.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.