. .

Projeto Arte da Palavra leva debate literário para alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina

Atividade também terá outra sessão gratuita e aberta ao público no Teatro do Sesc Gravataí
Andréa Del Fuego

Levar mais cultura para dentro das escolas é um dos objetivos do Sesc/RS em diferentes pontos do Estado. No dia 24 de outubro, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina recebem uma edição do projeto Arte da Palavra. Às 10h, os alunos assistirão a um debate literário com os autores Andréa Del Fuego e Olívio Jekupé, que será mediado pelo professor Amon da Costa. A mesma atividade também será oferecida mais tarde, às 19h30, no Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241), gratuitamente e para o público em geral. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone ou Whatsapp (51) 98508-0598.

Andréa é escritora e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Autora do romance “Os Malaquias”, vencedor do Prêmio José Saramago e publicado na Alemanha, Itália, França, Israel, Romênia, Suécia, Kuwait, Portugal e Argentina. Seu romance “As Miniaturas” também foi publicado em Portugal, na Argentina e na França. A artista ganhou o prêmio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação, com a novela “Sofia, o cobrador e o motorista” e seu mais recente romance, “A Pediatra”, teve direitos audiovisuais vendidos para a Anonymous Content. Ela também ministra oficinas de escrita literária há mais de 10 anos.

Já Jekupé é escritor Guarani e ativista. Nascido em Novo Itacolomi, no Paraná, começou a escrever poesias no ano de 1984 e foi o primeiro escritor indígena brasileiro a publicar suas obras. Entre seus títulos de ficção estão “As queixadas e outros contos guaranis”, “Ekoa – Conhecendo uma Aldeia Indígena”, “A mulher que virou Urutau”, “Ajuda do Saci”, “Verá – O contador de histórias”, “Xerekó Arandu, a morte de Kretã” e “Iarandu, o cão falante”. Além desses, o autor escreveu obras de não ficção: “Literatura escrita pelos povos indígenas” e “A invasão”. Ele é presidente da Associação Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (Nearin) e um dos fundadores da Associação Guarani Nae’en Porã.

Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.