Mais de 2 mil pessoas aproveitaram as atrações do Aldeia Sesc Yvy Pytã em Santa Rosa
Foram cinco dias com ações culturais gratuitas para toda comunidadeA edição de 2023 da Aldeia Sesc Yvy Pytã em Santa Rosa chegou ao fim no último sábado e atraiu mais de 2 mil pessoas durante os cinco dias de programação. De 03 a 07 de outubro, o público pode aproveitar, de forma gratuita, as oficinas educativas, espetáculos teatrais, de dança, música, exibições de filmes e atividades de literatura.
Entre as atrações estavam os espetáculos teatrais para toda família “Entre Loucos”, “O Macaco Malandro”, “CIRCOlando por Aí”, “Bichológico”, “A Cobra Grande”, “Circense” e “Alma Missioneira”, além de apresentações musicais como “Do choro a Bossa Nova: Ritmos e Histórias da MPB”, do Grupo Batuque na Cozinha, que foi a abertura da edição, o “Milonguenado”, “Brasilidade” e a apresentação “Entre fronteiras, de Yangos e Lúcio Yanel. Também foram oferecidas oficinas de artes visuais, de hip hop, capoeira, arte circense, interpretação e MPB, e sessões de cinema em espaços públicos.
As Aldeias Sesc serão promovidas, também, em Caxias do Sul, de 04 a 12 de novembro, São Leopoldo, de 08 a 12 de novembro, e Novo Hamburgo, de 16 a 19 de novembro. Passo Fundo também já recebeu a edição até este domingo. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades”, com o intuito de valorizar diferentes aspectos culturais do País com grupos locais, regionais e nacionais. A identidade visual da edição, a partir disso, foi criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas.
Aldeia Sesc – Aldeias Sesc são eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. No Rio Grande do Sul, ocorrem Aldeias Sesc em Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Rosa.