Gilberto Oliveira, Tribo Maçambiqueira, Kako Xavier e Loma Pereira abrem a 8ª Mostra Sonora Brasil, em Rio Grande, no dia 14/09
Espetáculos gratuitos acontecem às 19h, no Teatro MunicipalDestacando a contribuição dos povos de língua bantu da África Negra para a arte brasileira, os artistas Gilberto Oliveira, Tribo Maçambiqueira, Kako Xavier e Loma Pereira abrem a 8ª Mostra Sonora Brasil, em Rio Grande, no dia 14 de setembro. A partir das 19h, no Teatro Municipal (Av. Major Carlos Pinto, 312), o público poderá acompanhar as apresentações musicais gratuitamente. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.
Gilberto Oliveira é guitarrista, violonista, baixista, compositor, arranjador, diretor e produtor musical, conhecido por imprimir estilo marcante em sua produção musical. A Tribo Maçambiqueira é um grupo embalado pelo maçambique, que canta o mar, as devoções, a lagoa, as melodias, o quilombo do Morro Alto, no Litoral Norte e tantos outros temas. Loma Pereira é uma das principais artistas da negritude e vem difundindo há mais de 30 anos a cultura do maçambique ao público gaúcho e brasileiro. Já Kako Xavier tem 28 anos de carreira dedicados à valorização da presença negra no RS, como um dos maiores nomes da música regional do Estado.
Até o dia 17, moradores e visitantes de Rio Grande também poderão apreciar outras atividades culturais da Mostra Sonora Brasil, incluindo performances de dança, capoeira, samba de roda e makulelê, oficinas de tambores bantu, bate-papo com especialistas em manifestações artísticas negras e exposições de artesanato. Além do Teatro Municipal, locais como o Mercado Público e as praças Tamandaré e Xavier receberam ações da programação, todas sem custo para a comunidade.
O projeto do Sesc/RS acontece com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Rio Grande e a programação foi construída em parceria com os Coletivos Anjos da Noite, Kimbra Mensageiros, Ylu T Alafim, Família Mãos de Axé, Família Axé de Ouro, Curimba Filhos de Aruanda, Ogãs do Sul, Guardiões da Magia e Quilombo Macanudos. A lista completa das atrações pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil. Mais informações com a Unidade pelo telefone (53) 3231-6011 ou Whatsapp (53) 99198-4853.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.