. .

Teatro, música e oficinas culturais estão na agenda de agosto do Sesc Gravataí

Programação contempla diferentes públicos e gostos

Dois nomes conhecidos do teatro gaúcho, João Carlos Castanha e Lauro Ramalho abrem a agenda cultural de agosto do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1.241) com a peça “Corra, que as palhaças vem aí” no dia 10, às 20h. Na montagem, a dupla desfila com diversos personagens, rememorando quatro décadas de trabalho como atores e comediantes em palcos convencionais e alternativos do Estado. Os ingressos podem ser adquiridos na Unidade, de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h, ou através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/.

A programação também prevê uma apresentação do stand up music “Fossa Nova”, uma montagem divertida sobre o fim de um longo casamento estrelada pela comunicadora Cris Silva e o músico Paulo Inchauspe. Eles sobem ao palco no dia 18, às 20h30, e os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Blueticket.

Dia 29, o poeta e rapper Mano Dáblio, já consagrado com o Prêmio Profissionais da Música, uma das mais abrangentes premiações do setor musical do Brasil, na categoria Rap/Hip-Hop, se apresenta no Teatro às 19h30. A atração integra o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras e apresenta o show “Poesia Alma”, em que Dáblio traz a poesia falada, num rap ritmado em beats eletrônicos, onde o público é convidado a se somar à apresentação, construindo um coro de uma só voz. A entrada é gratuita, com inscrições pelo e-mail cultura-gravataí@sesc-rs.com.br. Fecha a agenda de atrações teatrais no dia 31 o espetáculo “Renovação Negra, Sim!”. A obra propõe um paralelo entre a vida adulta e a infantil de Dandara, uma menina negra enfrentando as adversidades da vida.

 

Oficinas culturais também são parte da agenda do Sesc Gravataí

Além das atrações culturais, o Sesc Gravataí promove uma série de ações onde a comunidade pode vivenciar a cultura e discutir temas sociais. Uma dessas iniciativas são as oficinas de Teatro, Expressão e Criatividade, projeto que existe há uma década com coordenação do professor e artista Henrique Gonçalves. Interessados em saber mais podem entrar em contato pelo telefone (51) 99317-4570 ou através do e-mail henriquegoncalves@gmail.com. Os encontros acontecem nas quintas-feiras, das 18h às 21h.

Na agenda sistemática estão, também, as oficinas do “Negritude em cena”. O projeto busca o empoderamento Afro, contribuindo no fortalecimento do povo negro e agindo como prevenção contra o racismo estrutural. A proposta é conhecer e debater o processo histórico de escravização de negros no Brasil e como seus desdobramentos fizeram com que estereótipos fossem criados em torno do ser negro. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, das 18h às 20h, com inscrições diretamente no Sesc.

E há agenda formativa especial no mês de agosto. No dia 16, acontece um workshop de balé clássico em parceria com a Dança Arte Celícia Santos (DACS), voltado para crianças dos 8 aos 10 anos de idade. Ele será ministrado pela professora Cecília Santos a partir das 19h, no Teatro. As inscrições são feitas presencialmente no Sesc por R$20.

Além disso, o Sesc Gravataí recebe a oficina “Literatura e Videogame: Uma convergência, infinitas leituras” entre os dias 21 e 25 de agosto. Ela será ministrada pelo jornalista, escritor e editor João Varella, autor de livros como “Games: cultura, arte e joystick” e “Videogame, a Evolução da Arte”. A proposta é abordar diferentes aspectos da temática, como linguagens narrativas e não-narrativas, autoria, contexto artístico e profissional, imersão, primeiros e últimos jogos baseados em textos, adaptações e o lugar dos livros e dos games na história. Os encontros acontecerão no foyer da Unidade das 19h às 21h30. As inscrições estão abertas, por a partir de R$25, pelo site do Sesc/RS.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.