1ª Feira de Empreendedorismo apresentou projetos criados por alunos da EAD EJA do Sesc Erechim
Evento ocorreu terça-feira tem o objetivo de conectar o mercado e a educaçãoA fim de motivar os alunos e abrir suas visões sobre as possibilidades de mercado, o Sesc Erechim promoveu, na noite da última terça-feira, 23 de maio, a 1ª edição da Feira de Empreendedorismo da Educação a Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA). Os estudantes que cursam a segunda etapa apresentaram projetos literários com poesias e os que estão na terceira etapa mostraram seus trabalhos desenvolvidos durante as aulas presenciais de forma interdisciplinar, com a docente Ana Paula Dutra Tozatti e a supervisora pedagógica Iliane Rossetto.
O objetivo da atividade foi conectar o empreendedorismo com a educação em um projeto integrador de diferentes áreas do conhecimento. Ao unir teoria e prática com o protagonismo dos estudantes, foi possível desenvolver nos alunos atitudes e competências necessárias para entender o mercado e os capacitarem para intervir ativamente na sociedade, ao transformarem ideias em negócios. “O Sesc Erechim reconhece o esforço dos estudantes por retornarem aos estudos e confiarem no método educacional. A feira possibilitou novas descobertas, ricas pesquisas, compreendendo a importância de cada projeto e suas contribuições para o mercado de trabalho e sociedade”, destacou a diretora da Unidade, Sandra Mariga Bordini.
Mais de 200 pessoas participaram do evento, que teve como tema “Criando oportunidades para um futuro melhor”. Entre elas, estavam a secretária Municipal de Educação, Verenice Lipsch; a coordenadora do 15º CRE, Juliane Bonez; o diretor do Senac Erechim, Leandro Bianchi; a coordenadora do Sebrae Erechim, Cátia Roy; o presidente do Sindilojas Alto Uruguai e vice-presidente da Fecomércio-RS, Gelso José Miola; representantes do Sicredi Uniestados; estudantes da rede estadual do município e demais convidados.
A EAD EJA do Sesc é voltada para jovens e adultos maiores de 18 anos de idade, com Ensino Fundamental completo e de famílias com renda mensal bruta de até três salários mínimos nacionais. Ela é totalmente gratuita. As atividades são desenvolvidas, principalmente, de forma on-line, em uma plataforma exclusiva, ao longo de três semestres. Há um encontro presencial por semana. O curso atende às orientações do Novo Ensino Médio, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com itinerários formativos focado nas áreas de conhecimento e na formação profissional em Produção Cultural, cujo objetivo é o de auxiliar os alunos a ingressarem no mercado de trabalho.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.