Artistas premiados abordam temáticas sociais no 17º Festival Palco Giratório Sesc
Festival de artes cênicas segue até dia 28/05, com nomes como Kelson Succi, Clayton Nascimento e Ana CarbattiKelson Succi, que já foi premiado no Grand Prix Cannes Lions (Grande Prêmio de Cannes, em tradução livre), Clayton Nascimento, consagrado como Melhor Ator no Prêmio Shell, e Ana Carbatti, premiada no Festival Internacional de Cinema de Maringá e conhecida pelo trabalho em telenovelas, são alguns dos artistas que se apresentam em Porto Alegre nesta semana como atrações do 17º Festival Palco Giratório Sesc. Com atores, diretores, dramaturgos e dançarinos renomados, o evento de artes cênicas é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e segue até o dia 28 de maio, com um total de 37 espetáculos cuja agenda pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.
Na Capital gaúcha, o carioca Kelson Succi apresenta “Cuidado com Neguin”, um profundo monólogo que aborda a luta de um jovem negro contra o racismo. A apresentação acontece na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa) na quarta-feira, 24 de maio, às 19h. Além de Porto Alegre, a peça será apresentada no interior do Estado, em circuito que passará por Camaquã, Montenegro, Ijuí, Santa Rosa e Alegrete.
No Palco Giratório, a temática racial também está presente em “Macacos”, monólogo que rendeu prêmios ao paulista Clayton Nascimento, inspirado pela popularização do xingamento “macaco” contra pessoas pretas. Na Sala Álvaro Moreyra, o espetáculo teatral que emociona e faz refletir sobre a realidade de pessoas negras no País será apresentado na quinta e na sexta-feira, dias 25 e 26, às 19h.
Com uma abordagem diferente, mas que dialoga com o mesmo tema, a carioca Ana Carbatti estrela “Ninguém sabe meu nome”. A atriz, que é querida pelo grande público por seus papéis na televisão, vive uma mãe, preta, refletindo sobre suas angústias e a esperança por um futuro melhor. Serão duas apresentações, no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665), na quinta e na sexta-feira, às 19h.
A luta contra o preconceito e a celebração das diversidades são parte da programação do 17º Festival Palco Giratório Sesc expressas, também, em outras atrações como “Manifesto Transpofágico”, o manifesto de um corpo travesti da paulista Renata Carvalho, apresentado na quinta e na sexta-feira, 21h, no Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736); ou o espetáculo de dança “Iracema”, da bailarina cearense Rosa Primo que, baseada na famosa personagem de José de Alencar, faz pensar sobre os povos originários do Brasil no passado e no presente em apresentação no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico) na terça-feira, às 15h.
São atrações da semana, ainda, o tocantinense “Ninho”, de dança contemporânea; o gaúcho “Novos velhos corpos 50+”, sobre dança e longevidade; o catarinense “Provisoriamente não cantaremos o amor”, obra de teatro e circo sobre o poder libertador do riso; o divertido piauiense “Clássicos de Palhaço”; e o também gaúcho, “Habite-me”, um teatro de máscaras, dança e bonecos. Os ingressos para o Festival Palco Giratório custam a partir de R$20 e podem ser adquiridos pelo site do evento ou em qualquer Unidade do Sesc/RS. Havendo disponibilidade, eles também poderão ser comprados nas bilheterias dos teatros, 1h antes do início das atrações. Além dos espetáculos, a agenda conta com 11 ações formativas gratuitas e um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, da Editora Cobogó.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.