Sesc Redenção promove oficina de mídias digitais para idosos em Porto Alegre
Atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 05/04Na manhã desta quarta-feira, 05 de abril, o Sesc Redenção promoveu uma oficina sobre mídias digitais para idosos dos grupos Sesc Maturidade Ativa de Porto Alegre. No auditório do Sesc Alberto Bins, a atividade foi ministrada por Guilherme Menezes, da ONG Parceiros Voluntários, que é especialista em inclusão digital com foco no grupo 60+. “Hoje até se vive sem tecnologia, mas não se vive bem. As pessoas idosas foram as que mais sofreram com essas mudanças em relação ao mundo digital, que vieram como um tsunami, e muitas precisam reaprender a aprender”, destaca Menezes, citando transformações de ferramentas como as de comunicação e os guias rodoviários e telefônicos. “Pessoas que pensam que estão muito velhas para aprenderem, sempre vão depender de alguém”, completa.
Além das transformações das tecnologias, a oficina oferecida pelo Sesc trouxe algumas noções práticas do manuseio de smartphones, além de questões sobre segurança na internet e nas redes sociais. “Eu me interessei em vir para tirar minhas dúvidas. Eu uso meu celular, faço quase tudo, mas tenho receio de mexer em alguns aplicativos de Pix, Uber e coisas assim. Então, com isso, a gente evolui”, destaca a participante Julieta Leal Simões, de 78 anos.
Além de atividades especiais, como a oficina de mídias digitais que englobam os grupos da capital – Redenção, Cavalhada, Teresópolis, Restinga, Santa Rosa de Lima, Protásio e Navegantes – cada grupo do Maturidade Ativa em Porto Alegre se reúne, semanalmente, para uma série de ações de integração e promoção do envelhecimento ativo, saudável e feliz. Na programação, estão encontros de yoga, arteterapia, canto, expressão corporal, jogos cognitivos, dentre vários outros. Interessados em participar do Maturidade Ativa são convidados a procurar o Sesc/RS.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.