Com centenas de inscritos de todo o País, obras selecionadas para o 8º Salão FUNDARTE de Arte 10×10 já podem ser visitadas
Exposição está aberta na Galeria de Arte Loide Schwambach, em MontenegroEstá oficialmente aberto para visitação o 8º Salão FUNDARTE de Arte 10×10. Interessados em apreciar as obras selecionadas podem comparecer à Galeria de Arte Loide Schwambach, junto à Fundação Municipal de Artes de Montenegro, a Fundarte (Rua Capitão Porfírio, 2141) até dia 24 de fevereiro de 2023. O espaço é funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, com mediação permanente durante a exposição. O agendamento de grupos deve ser feito pelo telefone (51) 3632-1479, ramal 214, com a responsável Laura.
O 8º Salão FUNDARTE de Arte 10×10 é uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro e da Fundarte, em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com financiamento do Pró-cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com a intenção de promover e fomentar a produção artística contemporânea, ele reúne trabalhos de artes visuais nacionais com medidas de até 10cm de largura, 10cm de altura e 10cm de profundidade.
Nesta edição, foram 389 inscrições vindas de várias partes do País que foram selecionadas por uma curadoria formada pela historiadora de Arte Izis Abreu, pela artista visual e professora Mariane Rotter e pelo artista visual Xadalu Tupã Jekupé. Segundo eles, o formato em pequena dimensão proposto pelo Salão é instigante, pois desafia grande parte dos artistas a experimentarem novas possibilidades de pesquisa poética.
28 trabalhos foram selecionados, além de dois que receberão menção honrosa – todos, agora, expostos na Galeria de Arte Loide Schwambach. Na sexta-feira, dia 18 de novembro, data em que foi oficialmente aberto o 8º Salão FUNDARTE de Arte 10×10, foram reconhecidos os três melhores do grupo, que receberam prêmios. Em 1º lugar, ficou a artista Mitti Mendonça, de Porto Alegre, com as obras: “Quitandeira”, “Autorretrato” e “O Futuro é Ancestral”. No 2º lugar, ficou o artista Thiago Madruga, de Rio Grande, com a obra “Lupicínio Rodrigues, Zilah Machado e Caco Velho”. Em 3º lugar, ficou o artista Paulo Holanda, de Manaus (AM) com as obras “Curso e Percursos” 1, 2 e 3.
Além do incentivo à produção artística contemporânea, esta edição do Salão também homenageia os 20 anos da Galeria de Arte Loide Schwambach, um espaço que estimula, fomenta, mostra e difunde a produção artística, tendo como base o princípio de apresentar produções contemporâneas relevantes em nível local, regional e nacional. Nesses 20 anos de existência, a Galeria sediou mais de 130 exposições e mostras de estudantes de arte e artistas locais, regionais e nacionais, tendo recebido mais de 150 mil visitantes.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
8º Salão FUNDARTE de Arte 10x10
Data: 28/11/2022
Local: Galeria de Arte Loide Schwambach (Rua Capitão Porfírio, 2141 – Centro de Montenegro)
Exposição: Até 24/02/2023
Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, com mediação permanente durante a exposição. O agendamento de grupos deve ser feito pelo telefone (51) 3632-1479, ramal 214, com a responsável Laura.
Os selecionados:
– Ama Uranga Luna – “Miudeza das coisas”
– Anna Karoline de Moraes Silva – “Micropaisagem neblina”
– Bruna Granucci dos Santos – “Corpo sujo”
– Catiuscia Bordin Dotto – “Acontece na Primavera”
– Claudia Inês Hamerski – “Ou fazer e feito, ou o desenho ou o elogio do erro”
– Daiana Schröpel – “Observatório de relações interespecíficas em contextos extremos”
– Denise Kramer Wichmann – “Feminilidades”
– Diego de Souza Morais – “Caixa 52”
– Eloiza Silva da Silva – “Zoom microscópico” (Menção honrosa)
– Érick Martinelli da Silva – “Oração da palavra ‘silêncio'”, “Pregar a palavra”, “s/título”
– Fabrício Dias Medeiros – “Recriando memórias” nºs 6, 7 (menção honrosa) e 8 (menção honrosa)
– Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima – “Notas de pensamentos vagos”
– Gabriel Gariba Nunes – “Uma moedinha para não atrapalhar o progresso”
– Gilio Mialichi Neto de Oliveira – “Pintura Desabitada” 1, 2 e 3
– Gonçalo Rodrigues Guerra da Silveira – “Carnaval”
– Jacinta Griebeler – “Travessias: Naturezas e Antropoceno” 1, 2 e 3
– João Gabriel de Araújo Lehmann – “Homens no centro carregando suas diferenças inexistentes”
– Leandro Machado dos Santos – Sem título
– Lisete Maria Nonnemacher – “Exata matemática”
– Lua Clara Fontes Monteiro – “Carta cabeluda (sobre o que escrevi), a miucha e o gigante”
– Marília Fornazieri Scarabello – “Verdade-ficção”
– Mário Vasconcelos dos Santos Filho – “Rio em mim (tríptico)”
– Michele Eni de Mendonça – “Quitandeira”, “Autorretrato”, “O futuro é ancestral”
– Natalia Alkmin Castro Silva – “Amazônia I”
– Paulo César Marques Holanda – “CURSO-e-per-CURSOS” 1, 2 e 3
– Rafael Fernandes da Silveira Alves – “Sim Sim”, sem título, “O sim é para mim mesmo”
– Thiago Flores Madruga – “Lupicínio Rodrigues, Zilah Machado e Caco Velho”
– Ursula Jahn – “Autorretratos sem título (em desarmonização facial)”
– Walter Mauro Soares Passos – “Pureza”, “Dor”, “Busca”