. .

Educadores de Monte Belo do Sul participam de capacitação promovida pela Prefeitura em parceria com o Sesc

Relações humanas, autismo, questões étnico-raciais e de gênero estão entre as temáticas
Foto: iStock A capacitação é exclusiva aos educadores do município

Os educadores da rede pública de Monte Belo do Sul participam, nos meses de setembro e outubro, de uma formação para professores. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, em parceria com o Sesc Bento Gonçalves, a capacitação contará com encontros presenciais e on-line com temáticas relacionadas às relações humanas, ao autismo, às questões étnico-raciais e de gênero.

A primeira aula, no dia 5 de setembro, será ministrada pelo filósofo, teólogo, músico, compositor e educador Gustavo Balbinot. O mestre em Educação abordará o tema “Relações Humanas: caminho da amorosidade”, no Centro de Convivência do Idoso (Rua Pedro Cantoni, 30), a partir da consciência da existência humana e de sua essência, a importância do cuidado, o reconhecimento das luzes de si e do outro, pertencimento, bênçãos na vida e elementos da teoria do bem-estar. Já no dia 12, em uma conversa virtual, a professora e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Análise do Comportamento Aplicada, em Transtorno do Espectro Autista e em Educação Inclusiva, Ariadna Delazeri aborda o Autismo. Ela explicará sobre o transtorno de neurodesenvolvimento e seus três níveis, bem como quais são os fatores de risco, os sinais mais significativos e os alertas, além da importância do diagnóstico precoce, os mitos e como os professores podem auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes com o diagnóstico.

Já no mês de outubro, no dia 3, a educadora e mestre em Relações Étnico-Raciais, Lavini Castro, trará reflexões sobre a garantia do direito à educação para todos, os motivos da necessidade de leis para isso e sobre a história do movimento negro. No dia 17, será a vez de debater as questões de gênero com a historiadora, mestre em Sociologia e doutora em História, Letícia Schneider Ferreira. A professora falará sobre a relevância da abordagem de gênero e sexualidade na escola como um local de exercício de respeito às diferenças, para que a instituição seja um espaço de acolhimento e escuta, pronta para combater casos de violência e intolerância. Ambas as palestras ocorrerão em ambiente virtual.

A capacitação é exclusiva aos educadores do município. Informações adicionais podem ser obtidas com o Sesc Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3452-6103.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.