. .

Sesc Carazinho realiza 5ª etapa da Formação Pedagógica em Engenho Velho

Capacitação é oferecida aos professores da rede pública

A partir da temática “Diálogos e reflexões sobre as etnias indígenas e afro-descendentes no ambiente escolar”, educadores do município de Engenho Velho passaram pela 5ª etapa da Formação Pedagógica, no dia 15 de agosto. A capacitação é oferecida pelo Sesc Carazinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e vai até novembro de 2022. 

Neste encontro, os docentes realizaram atividades em grupos, com leituras e debates a respeito do tema, especialmente porque a própria cidade possui uma escola indígena. De acordo com a professora Sonia Maria Dettenborn Luz, facilitadora da Formação, os colegas relataram sentir necessidade em conhecer mais sobre os povos originários, a fim de rever e qualificar suas metodologias em sala de aula, para aumentar os índices de ensino-aprendizagem e, principalmente, reconhecer e valorizar as culturas no município. 

“Debatendo, percebemos a importância de termos uma postura antirracista e trabalhar mais com projetos inclusivos, desafiando os estudantes a entenderem que a cor da pele, o jeito diferente de cada um, as origens, não definem as relações de convivência e os professores têm um papel fundamental para propor essas reflexões diariamente com a comunidade escolar, as famílias e a sociedade como um todo”, ressaltou Sonia. 

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.