Cerca de 2100 professores de Santa Rosa participaram do 2º Seminário Diálogos Multiculturais
Evento on-line propôs reflexões para as relações étnico-raciais na educação do Rio Grande do SulO 2º Seminário Diálogos Multiculturais reuniu cerca de 2100 professores de Santa Rosa e mais 16 cidades, nos dias 18 e 19 de julho. O evento on-line, promovido pelo Sesc/RS, discutiu as relações étnico-raciais na educação, com objetivo de expandir os conhecimentos a respeito da formação do povo brasileiro, e contou com a participação de mais de 11 mil educadores de 86 cidades gaúchas.
A atividade teve oito palestras, com profissionais de vários lugares do Brasil, com as temáticas: letramento racial na escola, memórias afro-indígenas, sujeito e subjetividade no pós-colonialismo, práxis pedagógica antirracista, lentes pluriversais, corpos e voracidades negras em cena, por uma formação decolonial no campo da inclusão e palavra falada e o papel do slam.
A capacitação foi oferecida como parte das determinações das Diretrizes Curriculares para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluíram no currículo oficial a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Com duração de 12 horas, o evento forneceu certificado para todos os participantes.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.