Futurismo Afro-Indígena: (re)existências culturais no Sul do Brasil é o tema do projeto Sesc Identidades Brasilis 2022 no RS
Atividades da etapa RS acontecem de 25 a 27 de agosto, por meio da Unidade CanoasDe 25 a 27 de agosto, acontece a etapa Rio Grande do Sul do projeto Sesc Identidades Brasilis, com atividades on-line e presenciais, no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro), A programação é um desdobramento das ações nacionais desenvolvidas pelo Sesc Brasil. Com o tema “Futurismo Afro-Indígena: (re) existências culturais no Sul do Brasil”, as ações têm como objetivo exaltar o protagonismo e o fortalecimento dos conhecimentos, saberes, produções e pesquisas de pessoas indígenas e negras, especialmente da transculturalidade queer e das memórias de personalidades do movimento no estado. As atividades englobam um diálogo on-line, além de um sarau artístico e workshop presenciais.
O projeto nacional Identidades Brasilis será lançado em São Paulo, durante o Seminário Sesc Etnicidades, que ocorrerá de 10 a 12 de agosto. O Etnicidades é uma ação educativa, centrada no protagonismo de pessoas indígenas e negras, na composição dos diálogos e das reflexões para um debate crítico étnico-racial. O lema desta edição é “Quando eu penso no futuro, não esqueço do meu passado” e, a partir dele, iniciam as atividades do Identidades Brasilis em diversas regiões do país. A programação nacional está disponível pelo site: https://www.sescsp.org.br/pessoas-negras-e-indigenas-pensando-no-futuro-sem-se-esquecer-do-passado/ e após será disponibilizada no canal do Sesc Nacional no YouTube, em https://www.youtube.com/c/SescBrasil.
Mais informações com o Sesc Canoas pelo telefone (51) 3456-2013 ou pelo WhatsApp (51) 99198-7062. Confira abaixo a programação completa.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Último dia do Identidades Brasilis 2022 – Sesc RS
Data: 27/08/2022
Local:
25 a 27/08 (quinta a sábado)
Atividade: Workshop “Vivências afro-futuristas”
Horários: 25 e 26/08, das 9h às 12h e 13h às 16h e Mostra de Processos no dia 27/08, às 19h30
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340, Centro)
Classificação: a partir de 12 anos
Ministrantes: Coletivo Poetas Vivos, com Mariana Marmontel e Felipe Deds
Inscrições*: Gratuitas, com vagas limitadas, pelo site: https://bit.ly/3vTPv70
Sinopse: Imersão no universo da transculturalidade afro-futurista e os processos de criação artístico-cultural dos corpos políticos, especialmente negros e indígenas.
*Atividade oferecerá certificação aos participantes com, no mínimo, 75% de frequência
26/08 (sexta-feira)
Atividade: Diálogo “Vivências queer afro-indígenas no RS”
Horário: 19h30
Local: On-line, via Youtube do Sesc RS
Classificação: Livre
Painelistas: Kanauã Nharu e Gautier Lee
Mediação: Oderiê
Sinopse: Partindo do conceito de (re) existências culturais, o encontro entre três artistas de diferentes linguagens artísticas abordará como as questões de identidade estão em diálogo com as suas produções e os contextos sociopolíticos dos movimentos culturais negros e indígenas.
*Atividade com tradução em Libras
27/08 (sábado)
Atividade: Sarau “50 anos do Dia da Consciência Negra – As narrativas que queremos para o Brasil”
Horário: 19h30
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340, Centro)
Classificação: Livre
Artistas convidados: Lilian Rocha, Preta Mina, Rafa Rafuagi e Ronald Augusto
Ingresso: Gratuitos, com distribuição 1h antes do evento, na bilheteria do Teatro
Sinopse: Apresentações artísticas em celebração aos 50 anos de criação do Grupo Palmares e memórias da iniciativa do Dia da Consciência Negra, que marca a data de 20 de novembro, morte de Zumbi. A atividade terá palco livre para outros artistas que queiram participar com expressões culturais relativas ao tema.
*Atividade com tradução em Libras