Espetáculo e intercâmbio cultural acontecem em Canoas através do circuito nacional Palco Giratório
Atividades gratuitas serão realizadas nos dias 5 e 6 de agostoCom objetivo de disseminar a cultura para os mais diversos públicos, o circuito nacional Palco Giratório Sesc chega a Canoas com duas atividades gratuitas, nos dias 5 e 6 de agosto. O grupo de pesquisa teatral Magiluth, de Pernambuco, e o Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar, do Rio Grande do Sul, participam de um intercâmbio cultural no dia 5, às 14h, para falar sobre experiências, processos artísticos e pesquisas realizadas no campo das artes cênicas, especialmente durante a pandemia. O bate-papo é aberto ao público e os interessados devem se inscrever pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br.
No dia 6, o De Pernas Pro Ar apresenta seu mais recente espetáculo, “A Última Invenção”. A peça conta a história de um homem que inventou algo inusitado para sua velhice, dez curiosas máquinas de cena que expõem imagens amorosas e situações cotidianas improváveis. A apresentação será às 20h, no Ateliê do grupo (Rua Itaparica, 38, Bairro Igara), possibilitando aos espectadores que conheçam as máquinas criadas pelo grupo. De Canoas para o Brasil, a companhia está ativa no cenário das artes cênicas e circo desde 1988, sendo referência no País. Mais informações com a Unidade pelo telefone (51) 3456-2013 ou pelo WhatsApp (51) 99198-7062.
Sobre o grupo Magiluth: Fundado em 2004 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Magiluth desenvolve um trabalho continuado de pesquisa e experimentação, tendo sido apontado pela crítica e pela imprensa como um dos mais relevantes grupos teatrais do país. Com nova sede no coração da capital pernambucana, realiza colaborativamente diversas ações nos eixos de pesquisa, criação e formação artística, em constante diálogo com o território em que está inserido. Possui em seu histórico dez espetáculos, fundamentados em princípios da criação teatral independente, de realização contínua e com intenso aprofundamento na busca pela qualidade estética.
Sobre o Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar: Conhecido por reinventar imaginários, o Grupo tem como marcas fundamentais a linguagem do teatro de rua e de máquinas, com experimentos curiosos e intrigantes, construídos a partir dos devaneios do inventor Luciano Wieser, que venceu o Prêmio Mestre das Maquinarias 2018. Por meio de objetivos e quinquilharias descartados em ferro velhos e briques, somados às provocações tecnológicas de Tayhú Wieser e o olhar sensível de Raquel Durigon, formam engenhosas engenharias. Referência artística no Brasil, já circulou por diversos festivais e recebeu várias premiações.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Circuito Nacional Festival Palco Giratório – Sesc Canoas
Data: 05/08/2022
Local:
05/08 (Sexta-feira)
Atividade: Intercâmbio cultural com o grupo de pesquisa teatral Magiluth (Pernambuco) e o Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar (Rio Grande do Sul)
Horários: 14h
Inscrições: via e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
Local: On-line via Zoom
Duração: 2 horas
Sinopse: Bate-papo sobre experiências, processos artísticos, escolhas estéticas e trabalhos científicos realizados no campo das artes cênicas, especialmente durante a pandemia
Evento gratuito e aberto ao público
06/08 (Sábado)
Atividade: Espetáculo “A Última Invenção”
Horários: 20h
Local: Ateliê do Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar (Rua Itaparica, 38, Bairro Igara)
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: A peça conta a história de um homem que inventou algo inusitado para sua velhice, dez curiosas máquinas de cena que expõem imagens amorosas e situações cotidianas improváveis. O ponto é que ele não se lembra mais do que viveu.
Evento gratuito e aberto ao público
Ficha técnica
Direção e Dramaturgia: Coletiva
Ator/inventor: Luciano Wieser
Animação das máquinas: Tayhú Wieser
Figurinos: Raquel Durigon
Operação de câmera: Isadora Fantini Rigo
Técnico de som: Tayhú Wieser
Música original: Jackson Zambelli e Sergio Olivé
Produção e realização: Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar