Professores de Montenegro e Salvador do Sul recebem formação continuada nos dias 21 e 22 de julho
Conteúdo será transmitido pelo YouTube e ficará disponível por 30 dias para os profissionais das redes municipais de ensinoCerca de 600 professores das redes municipais de ensino de Montenegro e Salvador do Sul recebem, nos dias 21 e 22 de julho, uma formação continuada em educação, com foco na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os conteúdos serão transmitidos pelo YouTube, em link fechado aos inscritos, e ficam disponíveis por 30 dias. O projeto é realizado em parceria entre o Sesc Montenegro e as Prefeituras Municipais. Mais informações com a Unidade pelo telefone (51) 3649-4458 ou WhatsApp (51) 99416-8326.
No dia 21, os profissionais ouvirão o mestre e doutor em Filosofia Renato Noguera, que dará a palestra “Sujeito, Afetividade e Relações”, abordando as diferenças étnico-raciais na educação. Além dele, a pedagoga e mestre em Educação Gil Menslin falará sobre “A Importância da Rotina na Educação Infantil”. A mestra e doutora em Educação Silvia Colello abre o segundo dia de formação com o tópico “Organizando Ideias, Concepções e Implicações para a Gestão da Sala de Aula”, seguida pela especialista em informática na educação, Maria Alessandra Dubowski, que ministrará a respeito de “Metodologias Ativas: Educação Híbrida e Tecnologias Digitais Educacionais”.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Formação continuada em educação - Sesc Montenegro
Data: 22/07/2022
Local: Os conteúdos serão transmitidos pelo YouTube, em link fechado aos inscritos, e ficam disponíveis por 30 dias.
Público-alvo: professores das redes municipais de ensino de Montenegro e Salvador do Sul
Programação
21/07 (quinta-feira)
9h às 11h – Palestra: “Sujeito, Afetividade e Relações”, com Renato Noguera
Currículo: Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutor em Filosofia também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia da UFRRJ. Suas investigações se concentram em: Ensino de Filosofia e os conteúdos obrigatórios de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena; Ética, Política e Subjetividade, tratando especificamente de racismo, biopoder, devir negro e diferença, nas filosofias de Foucault e Deleuze; e Literatura, Musicalização e Relações Étnico-raciais na Educação Infantil e do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.
14h às 16h – Palestra: “A Importância da Rotina na Educação Infantil”, com Gil Menslin
Currículo: Professora de Educação Infantil efetiva da rede pública há mais de 20 anos. Formada em Pedagogia pela Univille, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação pela FURB, Fotógrafa, criadora da Mentoria: A potência da fotografia na Educação Infantil e também do perfil no Instagram: @agora.infancias.educacao com mais de 21 mil seguidoras. Atualmente, dedica em sua vida profissional além de ser professora, a formação de professoras, ministração de cursos, palestras e criação de conteúdo educacional gratuito na internet.
22/07 (sexta-feira)
9h às 11h – Palestra: “Organizando Ideias, Concepções e Implicações para a Gestão da Sala de Aula”, com Silvia Colello
Currículo: Pedagoga com especialização em Psicomotricidade. Atuou como professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Fez Mestrado, Doutorado e Livre-docência pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É docente e orientadora nos programas de Mestrado e Doutorado da mesma instituição. Como membro do Núcleo de Pesquisa “Novas Arquiteturas pedagógicas” (NAP/USP) e diretora do “Centro de Estudos – Oriente & Ocidente” (CEMOrOc/FEUSP), desenvolve pesquisas nos campos da alfabetização, do ensino da língua escrita, do letramento e da leitura e produção textual. Foi consultora pela UNESCO da Secretaria da Educação de São Paulo e assessora em escolas, diretorias de ensino e secretarias da educação. Atua como palestrante e docente em minicursos, cursos de extensão e especialização, e vem participando de inúmeros em eventos acadêmicos, congressos, encontros e seminários. Participou de iniciativas de formação de educadores, como REDEFOR, UNIVESP, FAFE/FEUSP e FEUSP/IUNGO. Publicou diversos artigos no Brasil e no exterior. É autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus, 2012), “A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas” (Summus, 2017), “Alfabetização: o quê, por que e como” (2021), coautora de “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2011) e organizadora de “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011).
14h às 16h – Palestra: “Dá Pra Fazer: Metodologias Ativas – Educação Híbrida e Tecnologias Digitais Educacionais”, com Maria Alessandra Dubowski
Currículo: Certificada pelo Google Innovator em 2019, Embaixadora da Khan Academy Brasil desde 2018, Semeadora de Leitura da Árvore de Livros, Multiplicadora em Educação Midiática pelo Educamídia, Especialista em Informática na Educação pela UEL- Londrina (PR), Tecnóloga em Processamentos de Dados pela FATEC Ourinhos (SP), Líder do Grupo Educadores do Google – GEG Ourinhos (SP), Professora Orientadora de Informática Educacional na Rede Municipal de Salto Grande (SP) e Professora do Curso de Sistemas de Informação na UNIFIO Ourinhos (SP)., Educadora-Referência e co-autora do capítulo sobre Espaços Escolares – Relato de Prática do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Player da Informática e Empreenda Salto Grande. Palestrante, empreendedora e mãe da Lays e do Thomas.