. .

Reflexões étnico-raciais são tema do 2º Seminário Diálogos Multiculturais do Sesc/RS

Professores das redes municipais de Montenegro, Barão, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Tabaí participarão da qualificação

Com o intuito de expandir os conhecimentos a respeito da formação do povo brasileiro, multiétnico e pluricultural, o Sesc Montenegro promove o 2º Seminário Diários Multiculturais do Sesc/RS, nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 8h. Em formato on-line, a qualificação traz 8 palestras com autores negros e indígenas, visando abordar caminhos e possibilidades nas práticas educativas debatendo também questões afirmativas e culturais.

A qualificação é destinada aos professores das redes municipais de ensino e a inscrição é realizada através da Secretaria de Educação da cidade com a Unidade responsável. Na abrangência do Sesc Montenegro, irão participar os municípios de Barão, Brochier, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Tabaí.

A capacitação faz parte das determinações das Diretrizes Curriculares para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluíram no currículo oficial a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Com duração de 12 horas, o evento fornecerá certificado ao final para as cidades participantes. Confira abaixo a programação completa.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

 

2º Seminário Diálogos Multiculturais - Sesc Montenegro

Data: 19/07/2022

Local: Em formato on-line

18/07 (segunda-feira)

8h às 9h30: Letramento racial na escola: caminhos possíveis – com Barbara Carine

10h às 11h30: Memórias Afro-Indígenas – com Laisa Kaingang, Bedati Finokiet e Richard Serraria

14h às 15h30: Sujeito e Subjetividade no Pós-Colonialismo: presença, permanência e protagonismo – com Alê Garcia

16h às 17h30: Práxis Pedagógica Antirracista – com Lavini Castro

 

19/07 (terça-feira)

8h às 9h30: Lentes Pluriversais: possibilidades antirracistas no audiovisual – Sofia Ferreira e Para Yxapy Patrícia Ferreira

10h às 11h30: Corpos e vocalidades negras em cena – Thiago Pirajira e Leandro Silva

14h às 15h30: Por uma formação decolonial no campo da inclusão – com Letícia Schwartz e Rafael Braz

16h às 17h30: Palavra falada e o papel social do Slam – com Laura Conceição e Cristal Rocha