2º Seminário Diálogos Multiculturais do Sesc/RS aborda reflexões étnico-raciais na educação
Atividades online acontecem nos dias 18 e 19 de julho destinadas aos professores das redes municipais de Palmares do Sul, Imbé e Capão da CanoaNos dias 18 e 19 de julho, a partir das 8h, o Sesc Tramandaí promove a segunda edição do Diálogos Multiculturais, com o objetivo de aprofundar as reflexões sobre os saberes multiétnicos e pluriculturais, especialmente de povos originários, que contribuíram para a formação do povo brasileiro. O seminário, realizado de forma on-line, reúne 8 palestras, com autores negros e indígenas, e aborda a temática com o intuito de ampliar caminhos e possibilidades debatendo questões afirmativas, culturais e educativas.
A qualificação é destinada aos professores das redes municipais de ensino e a inscrição é realizada através das Secretarias de Educação de cada cidade com a Unidade responsável. Sob a abrangência do Sesc Tramandaí estarão participando, educadores dos municípios de Palmares do Sul, Imbé e Capão da Canoa.
A capacitação faz parte das determinações das Diretrizes Curriculares para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluíram no currículo oficial a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Com duração de 12 horas, o evento fornecerá certificado ao final para as cidades participantes. Confira abaixo a programação completa.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
2º Seminário Diálogos Multiculturais - Sesc Tramandaí
Data: 19/07/2022
Local: Em formato on-line
18/07 (segunda-feira)
8h às 9h30: Letramento racial na escola: caminhos possíveis – com Barbara Carine
10h às 11h30: Memórias Afro-Indígenas – com Laisa Kaingang, Bedati Finokiet e Richard Serraria
14h às 15h30: Sujeito e Subjetividade no Pós-Colonialismo: presença, permanência e protagonismo – com Alê Garcia
16h às 17h30: Práxis Pedagógica Antirracista – com Lavini Castro
19/07 (terça-feira)
8h às 9h30: Lentes Pluriversais: possibilidades antirracistas no audiovisual – Sofia Ferreira e Para Yxapy Patrícia Ferreira
10h às 11h30: Corpos e vocalidades negras em cena – Thiago Pirajira e Leandro Silva
14h às 15h30: Por uma formação decolonial no campo da inclusão – com Letícia Schwartz e Rafael Braz
16h às 17h30: Palavra falada e o papel social do Slam – com Laura Conceição e Cristal Rocha