. .

Cine Debate discute percepções artísticas, técnicas e temáticas do cinema nacional em Alegrete

Evento cultural do Sesc exibiu o documentário “De Olhos Abertos”

Reflexões sobre percepções artísticas, técnicas e temáticas do cinema nacional foram tema da primeira edição do projeto Cine Debate, realizado pelo Sesc Alegrete, no dia 28 de junho. A partir da exibição do longa-metragem “De Olhos Abertos”, a diretora do filme, Charlotte Daffol, e os professores Paulo Amaral e Diego Severo conversaram com os participantes sobre os processos cinematográficos. A atividade aconteceu no Cult Cinema Alegrete e foi gratuita. 

A obra documental conta a história de pessoas em situação de rua, em Porto Alegre, que produzem e vendem o seu próprio jornal, o “Boca da Rua”, uma iniciativa única no mundo. Além de fonte de renda para essas pessoas em vulnerabilidade econômica, o periódico se transforma em ferramenta de denúncia e posicionamento social. O filme apresenta entrevistas de integrantes do jornal e aborda questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito nas ruas da capital gaúcha.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.