Projeto Tramandaí Mais Verde já plantou 418 mudas no município
Iniciativa recebe doações de 18 espécies no Sesc, no Senac, na Smam e virtualmenteO projeto Tramandaí Mais Verde iniciou em setembro e já plantou na cidade 418 mudas de árvores nativas. Com a expectativa de cultivar 5 mil mudas em até três anos, a iniciativa visa a recuperação da arborização no município do Litoral Norte gaúcho. Quem quiser colaborar com o projeto, realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e pela Prefeitura, pode fazer a entrega de 18 espécies de mudas no Sesc (Rua Barão do Rio Branco, 69), no Senac (Av. Rubem Berta, 1700) ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua Rebouças, 199). Há ainda a possibilidade de contribuir por meio do site da Ecooar (www.ecooar.com/selo-verde/117/tramandai-mais-verde), que se responsabiliza pelo plantio, relatórios, rastreabilidade e o doador consegue acompanhar a evolução de sua árvore.
A recuperação da arborização iniciou no dia 21 de setembro, quando 15 unidades foram colocadas na Praça da Integração. Após a data, foram plantadas também 280 mudas no centro de eventos, às margens da Lagoa do Armazém, doadas pela UFRGS, 25 na Escola Municipal Jorge Enéas, 20 na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, 21 na Praça dos Quero-quero, 12 na Praça da Emboaba, 20 na Praça Parque dos Presidentes e 20 mudas na Avenida 7 de setembro.
Além disso, como parte das ações do Outubro Rosa, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí elaborou a Gincana Liga Legal, na qual uma das tarefas era a plantação de uma espécie nativa em um local autorizado. Foram contempladas as escolas Almirante Tamandaré, Cândido, Amor Perfeito, Castelo Branco e Assis Brasil. As equipes envolvidas no projeto Tramandaí Mais Verde também receberam capacitações no Horto Florestal, onde estão sendo deixados os itens doados. Em quatro encontros, foram produzidas em torno de 300 mudas.
Entre as espécies que estão sendo cultivadas na cidade estão Araçá-amarelo, Araticum, Aroeira-salso, Aroeira-vermelha, Bacopari, Butiá-da-praia, Camboim, Capororoca, Chal-chal, Corticeira-do-banhado, Goiabeira, Guamirim, Inga-marginata, Ipê-amarelo, Jabuticabeira, Palmeira-jerivá, Pata-de-vaca e Pitangueira. A expectativa é que, a partir das iniciativas de reflorestamento e educação, sejam observadas melhorias na qualidade do ar e da água e retorno da fauna, proporcionando um ambiente mais agradável a moradores e turistas.
Além de arborizar o município, que se localiza no bioma da Mata Atlântica, o Tramandaí Mais Verde contempla ações educativas para que a comunidade se engaje. A iniciativa tem apoio de órgãos públicos, entidades, universidades, empresas do comércio local e comunidade em geral.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
Projeto Tramandaí Mais Verde
Onde doar mudas de árvores:
Sesc Tramandaí
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 69
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 12h
Senac Tramandaí
Endereço: Av. Rubem Berta, 1700
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, aos sábados das 9h às 12h
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam)
Endereço: Rua Rebouças, 199
Horários: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Site Ecooar
Endereço virtual: www.ecooar.com/selo-verde/117/tramandai-mais-verde
É possível comprar mudas através da Ecooar, que se responsabiliza pelo plantio, relatórios e rastreabilidade. O doador consegue acompanhar a evolução de sua árvore pelo site.